Beleza e Fitness

BCAA

Posted on: 12/05/2010

Ó, lembrando que eu não to aqui pra ser professora de biologia, tá? :) Vou escrever sobre o BCAA de forma bem simplificada porque na internet existem MUITOS artigos mais específicos sobre esse (e qualquer outro) suplemento, o que posto aqui são informações básicas e  as minhas impressões.

O que é?

Não preciso nem falar mais da importância das proteínas na construção dos músuclos, né? Pois bem, as proteínas são formadas por aminoácidos, 20 tipos pra ser mais precisa. Alguns deles o nosso corpo consegue produzir sozinho. Outros o corpo só consegue obter através da alimentação. Dentre esses que o corpo não produz estão a isoleucina, leucina e valina, os 3 aminoácidos que compõem o BCAA (abreviação de “Branched Chain Amino Acids” – Aminoácidos de Cadeia Ramificada). E porque eles são tão importantes pra quem quer músculos? Porque 1/3 da musculatura é formada por esses 3 aminoácidos. Além disso, eles participam de diversas reações anabólicas no organismo.

Por existirem em grande quantidade, quando o corpo precisa de energia (um treino intenso, por exemplo) eles são uns dos primeiros a serem utilizados. Daí a necessidade de suplementação pra quem treina pesado e tem objetivo de aumento da massa muscular. Especialmente pras magrinhas que só de pularem uma refeição já sentem que perderam músculos *rs*

Geralmente o BCAA vem acrescido de vitamina B6, porque essa vitamina está diretamente relacionada ao metabolismo das proteínas. Em linhas gerais, quanto mais proteína se ingere, mas precisa-se dessa vitamina para ela ser melhor metabolizada.

Quando e como tomar?

A recomendação comum é utilizar antes e depois do treino. Mas já conheci atletas de fisiculturismo que tomam várias vezes ao dia, principalmente quando estão em dieta para perda de gordura, já que o BCAA ajudaria a não perder massa magra junto. Mas aí vai uma grana, viu, porque um pote não dura nada. De qualquer forma isso só deve ser feito mesmo por profissionais ou em períodos bem específicos (durante as semanas de uma dieta hipocalórica, por exemplo), caso contrário corre-se o risco de sobrecarregar órgãos como rins e fígado.

Eu, como estou comendo bem, com uma dieta pra ganho de massa, uso o BCAA só próximo aos horários de treino mesmo. Uma dose alguns minutos antes e outra dose junto com o shake pós-treino, mesmo já contendo uma certa quantidade de BCAA no whey que utilizo. 

Pra mim, o principal do BCAA é ajudar na recuperação muscular. Recuperação mais rápida = mais treinos = mais músculos :)

ANVISA

 Bom, perceberam que em nenhum momento eu falei que o BCAA dava mais energia pra treinar, né?  Agora olha a patacoada da ANVISA no finalzinho de abril ao liberar a creatina:

“O órgão informou ainda a proibição da venda dos chamados aminoácidos de cadeia ramificada como alimentos para atletas. De acordo com a Anvisa, eles não representam riscos à saúde, mas não cumprem o efeito prometido de fornecer energia. As empresas têm 18 meses para se adaptar à nova regulamentação” (Fonte: Estadão.com.br, 27/04/2010)

Ai ai ai, viu… Nunca me venderam BCAA com esse objetivo. Nunca li nenhum texto, nem mesmo publicitário, que alegue essa função pro BCAA. Agora, se eles mesmos alegam que o BCAA não representa risco à saúde, porque não deixar quem utiliza E SABE PRA QUE SERVE O NEGÓCIO, decidir se vale a pena comprar ou não?

Mas em outro post eu expresso melhor minha revolta contra a ANVISA :) Beijos!

A linda (e recém-casada :D) Gal Ferreira

Agacha! :)

20 Respostas to "BCAA"

Amei sei post sobre BCAA, me esclareceu bem….
Acho um absurdo a ANVISA querer proibir o BCAA……
E a Gal???? Nossa, ela é linda!!!! Vç sabe as medidas dela, andei procurando mas não achei……
Tati, vç podia postar a sua dieta!!!!!
Bjssssss

Olha.. tenho mta dificuldade em ganhar massa, e resolvi fazer aeróbico contra as recomendações dos prof. da academia ( já que quero hipertrofia) por motivo de gostar, bem estar e saúde.. comprei o BCAA só pra evitar a perda de massa durante os aeróbicos, e qual não foi minha surpresa ao ver que SIM, não sei pq, ganhei disposição e energia para os exercicios! rs.. não sei se sou anormal, se é deficiencia de proteína na alimentação, se a recuperação muscular é tanta que facilita o treino, o certo é que o BCAA me dá uma disposição forte qdo o tomo.. não largo mais !

@Carminha não é que o BCAA te da mais disposição, o que ele faz é realmente acelerar a sua recuperação muscular o que da essa sensação de disposição.

Olha.. testei.. fiquei sem tomar desde quinta passada, mas continuei meus treinos e hoje tomei 30 min antes da musculação.. nem que seja psicológico o bicho funciona pra mim! rs.. E esse que tomo hoje o AMINO 2222 da ON mais ainda q as outras marcas.. Enfim, mesmo assim não tomo com essa finalidade, tomo apenas pra não perder massa magra durante os treinos.. (comprovadamente funciona!) concordo que pra utilizar com outra finalidade precisaria de mais testes e pesquisas..

Oi Tati,vc sumiu?vim aqui perguntar pra vc “encher o saco”rsss,o quê vc acha de creatina?espero que esteja tudo ok .bj.

Pois é, dou uma sumidinha de vez em qdo, né :/ Mas está tudo ótimo, é falta de tempo mesmo. Vou falar sobre a creatina em um próximo post, usei poucas vezes mas gostei, pretendo usar novamente em breve pra poder dar um relato melhor. Bjo!

Valew Tati!!!!.

Vc n vai ser professora de biologia mesmo não pq isso é bioquimica rs!bom artigo!Abs

Pra você ver como eu não serviria mesmo pra ser professora de nada :)

Haha serve sim!Oh so formado em educação física,e tenho especialização em nutrição esportiva e fisiologia do exercicio,se tive alguma duvida meu twitter é @daniterra7 so me segui e me pergunta te ajudarei com prazer!abraço

Bom dia!
Moro em Porto Alegre e há uns dois meses mais ou menos, tenho usado o BCAA 2400mg da Probiótica. Depois de alguns dias de uso (2 semanas, talvez), apareceu algum tipo de alergia nos ombros. Como se fossem espinhas, sabe? E nunca tive isso. Estava tomando 2 cápsulas antes e 2 depois do treino, que executo ao meio dia, antes do almoço.
Com esse problema, diminui a dose para apenas 1 capsula antes e 1 depois. Mas não adiantou nada por enquanto.
Suspendo o uso?
Estou pensando em parar de tomar o BCAA e usar a creatina.

O que vc acha???

Aguardo!

Qualquer tipo de suplemento ou qualquer outra substancia,aos primeiros sinais de reação suspenda o uso imediatamente.BCAA e pra aumento reconstrução muscular e creatina renovação de sinstese de energia ou seja prolonga sua força durante a execução do exercicio!São substancias com fins diferentes,depende do tipo de resultado que vc quer pro seu treino
Qlq duvida estou a disposição!

Desculpe a demora mas acho que o Daniel Terra deu conta da resposta ;) Beijos!

olá
eu utilizo, mas para perda de peso. como perco MUITA MASSA MAGRA, o bcaa visivelmente ajuda isso (ou vai ver eu perco, mas o bcaa ajuda a recuperar), mas não sei se é só efeito dele, pois aumentei a ingestã ode proteina, mas sem suplimento para isso.

e não sei se é efeito placebo ou não, mas eu me canso menos na parte de musculação quando tomo, e, cansando menos nessa parte, dá mais pique na hora da esteira.

Olá thom,vc disse q utliliza pra perda de peso ou pq perde massa magra?Se vc perde massa magra é pq vc esta catabolizando ou seja,sua dieta n esta de acordo com seu treino,pq perder massa magra não é bom!Não é efeito palacebo,o bcaa tem suas funções comprovadas,mas o resultado varia de individuo pra individuo dependendo do treino e dieta!Se vc se cansa menos na musculação com crtz fará o aerobio com mais facilidade apesar de nosso corpo utlizar substratos diferentes como gordura pra gerar energia no aerobio e glicogênio no anaerobio!Resumidamente é isso!
Precisando estou a disposição.

gostaria de saber se bca engorda ou se ele da mais fome da mais fome quando terminamos de treinar.

Oi Paula,
Não engorda e nem dá mais fome ;)
Beijo!

VOU COMPRAR O BCAA PRA TOMAR FALARAM Q ELE E MT

Utilizo o bcaa + proteína isolada a dois meses estou vendo resultados mais queria que viessem mais rapido pois vou casar em julho e queria estar com mais corpo até lá. Tati vc tem algum suplimento para indicar? Treino todos os dias com a intenção de ganhar massa muscular.
att aguardo a resposta..

Jéssica.

Acho que o importante mesmo para obter resultado neste pouco tempo seria a alimentação regradíssima. Mas se fosse para acrescentar mais algum suplemento, colocaria glutamina para ajudar mais na recuperação muscular. Bjo!

Deixe um comentário

Sorteio Camiseta Puma

Sorteio Garrafinha SMAM

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 157 outros seguidores

Siga o blog no Twitter!

Arquivos

Blog Stats

  • 862,189 hits
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 157 outros seguidores

