Beleza e Fitness

“Off” e “Pre contest”

Posted on: 13/05/2009

Ok, vocês já viram como eu era, como fiquei ao alcançar minha primeira meta que era deixar de ser “skinny fat”. Mas ainda não ganhei tanta massa muscular quanto gostaria. Ainda quero aumentar um pouco mais. E esse é meu objetivo atual, ganhar um pouco mais de massa muscular até o final do ano.

Como eu já disse antes, aumentar a massa muscular do nosso corpo não é fácil para a maioria das pessoas, principalmente mulheres.

Nesse post, gostaria de falar um pouco sobre as expressões “off” e “pre contest” para vocês entenderem como pretendo alcançar esse objetivo. Quem já está um pouco familiarizado com o mundo do “bodybuilding” sabe bem o que querem dizer essas expressões mas para quem nunca ouviu falar vou dar uma breve explicação.

Para quem participa de competições de fitness, o período conhecido como “off” seriam aqueles meses longe dos calendários de competição, nos quais o atleta se dedica a aumentar bastante sua ingestão calórica a fim de conseguir ganhar o máximo de massa possível. E o período “pre contest” seria aquele antes das competições (em torno de 8 semanas, podendo ser mais ou menos dependendo de como foi o seu “off”) em que o atleta se dedica a secar a gordura, deixando à mostra a massa muscular adquirida.

Pois durante o “off”, dificilmente ganha-se somente massa muscular. Ganha-se gordura também. Existem casos em que se “cresce seco”, isto é, ganha-se massa sem ganhar gordura. Isso é bem difícil mas pode acontecer em alguns casos: quando se está no início de um treinamento com pesos, quando a genética da pessoa favorece e quando se faz uso de esteróides anabólicos.

O fato é que estou em “off”. Assim, minha ingestão calórica é alta para fornecer ao corpo as condições metabólicas ideais para adquirir massa muscular. O “off” ideal consiste em uma grande quantidade de calorias de qualidade. Nada de querer crescer comendo Mac Donalds, pizza e outras guloseimas! E sim aveia, batata-doce, arroz (integral de preferência), macarrão integral, pães integrais, frutas, peito de frango, clara de ovo, atum, peito de peru, iogurtes e queijos magros, castanhas, azeite de oliva, etc.

Confesso que não tenho comido 100% comidas boas :”) Chutei o balde em alguns momentos nos últimos 2 meses mas agora pretendo limitar as besteiras a uma refeição por final de semana até setembro.

Atualmente estou com 61kgs. To me achando “gordinha”! :) Nunca cheguei a esse peso, dá um medo de não conseguir secar depois, hehehe. E ainda devo chegar a uns 65kgs antes de começar a secar. Essa sou eu há 1 mês atrás, com 60kgs:

(…)

Alguém mais por aqui querendo “crescer”?

5 Respostas to "“Off” e “Pre contest”"

Adorei essa explicação, faz alguns dias que eu estava em busca dessa respostas… mas e na hora de secar? será que da conta??? esse eh o meu medo…rsss

bjus

Tb to querendo crescer e mtooo, mas morro de medo de fazer esse off e não conseguir voltar depois, emagreço facil, mto mais que engordo, mas perco massa magra tb, to pensando em fazer ao contratio de vc, secar td e depois pegar pesado só p/ crescer, sera que da certo???

Maiara, tem gente que faz assim sim, só vc testando pra ver se funciona pra vc já que cada corpo é diferente, né? Acho que pode dar certo. Bjo!

Oi, Tati!
Descobri seu blog nesse fim de semana, e estou viciada =)
Vivo no entra e sai de academia, nunca fiquei um tempão malhando. Começo animada, mas vou perdendo o ânimo, a disciplina. Esse ano eu prometi que seria diferente. Estou malhando, tentando me alimentar melhor (bem aos poucos), daqui a pouco começo com a suplementação. Sinto que agora vai!!!
Tô olhando o blog desde o começo, e nesse post me surgiu uma dúvida: Por que passar por esse período off ou ter que secar antes de começar a ganhar? Não dá p/ ser uma coisa conjunta?? Tenho bastante dificuldade de ganhar massa magra (já fui muuito magrinha), mas acumulo na barriga, fico com flacidez, enfim. Então tô treinando bastante perna (pois quero aumentar e ganhar mais quadril tb) e fazendo aeróbio p/ ver se perco essa barriguinha… O que acha? E o que você me indica de suplementos p/ quem está começando a tomar?
Beijos e obrigada :)

Oi Maria,
Até é possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo mas geralmente isso acontece de forma mais evidente apenas por um tempo determinado, quando se começa a levar a sério a atividade física. Com o passar dos meses conseguir as duas coisas ao mesmo tempo vai ficando cada vez mais difícil. E aí é que começamos a tentar estratégias diferentes para conseguir o que queremos, e uma delas é fazer o “off”.
Outra coisa, mesmo que se queira muito ganhar perna, cuidado para não dar o descanso necessário para o músculo para que ele possa crescer.
Para um iniciante, no primeiro mês acho desnecessário suplementos, deve-se é ajustar BEM a alimentação. Daí pra frente, um whey no pós-treino já é o suficiente. E depois pode-se acrescentar outros suplementos como BCAA, glutamina, etc conforme a necessidade.
Beijos!

Deixe uma resposta

Sorteio Camiseta Puma

Sorteio Garrafinha SMAM

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 171 outros seguidores

Siga o blog no Twitter!

Arquivos

Blog Stats

  • 1,080,952 hits
