Beleza e Fitness

Treinos – Respostas

Posted on: 16/06/2009

Não consegui postar mais ontem porque chegaram uns DVDs da Monica Brant que eu comprei pela internet :) Daí depois do jantar comecei a assistir, deu a hora de ir pra academia, voltei eram 23:30h e aí já era, né.

mobrant

 

Então, vou postar hoje especificamente para algumas meninas que tem visitado o blog e deixaram algumas perguntas mas acho que algumas informações servem pra outras também. Acho que nunca é demais ler, informação é poder! Lá vai:

Fla Almeida: Você pediu minha opinião sobre o seu treino. Uma vez respondi no seu blog sobre a diferença entre o Body Pump e a Musculação, né? Achei um post muito interessante em um blog comparando os dois, pra quem interessar:

 http://natanseg.blogspot.com/2008/10/musculao-x-body-pump.html

Só cuidado com uma informação que ele coloca de que a musculação queima menos calorias. Isso pode até ser verdade para as aulas em si mas não se esqueçam que mais músculos significa metabolismo mais acelerado, e para ganhar músculos a musculação é melhor.

 Bom, Fla, seu treino está:

2 feira: RPM + bodypump

3 feira: pilates na bola + musculação + 1 hora de esteira

4 feira: RPM + bodypump

5 feira: pilates na bola + musculação + 1 hora de esteira

6 feira: RPM + musculação

Olha só, MINHA opinião: quando se trata de exercícios físicos, nem sempre “mais” é “melhor”. Às vezes “menos” é “mais”. Nos dias em que você faz pilates + musculação + 1 h de esteira, você deve ficar mais de 2 horas na academia. EU acho muito, por tudo o que já li sobre o assunto. O ideal seriam uns 45 minutos trabalhando a musculatura (pilates, bodypump ou musculação) e de 45 min a 1h de aeróbio.

Outra coisa é que no Body Pump você trabalha todos os músculos em uma aula só. Aí no dia seguinte, quando você faz musculação você vai acabar trabalhando um grupo muscular que já foi estimulado no dia anterior. Assim ele não tem tempo de se recuperar. O ideal seria um intervalo de pelo menos 48hs para os músculos de recuperarem.

 Não vou dar sugestões de como deveria ser seu treino pois não sou profissional mas pense no que escrevi, leia o post que sugeri comparando os dois, e se for o caso converse com um instrutor e veja como pode adaptar seu treino para que ele fique mais eficaz.

 Beth: Queria saber sobre treino para o quadríceps. Os exercícios que “pegam” quadríceps não são segredo e não existe muuuita variação. O que vai variar o estímulo é o tipo de treino. Minhas sugestões caso o seu treino regular não tenha deixado você com aquela dorzinha no dia seguinte.

 1. Pré-exaustão: nessa técnica você trabalha um músculo de forma isolada e depois passa para um exercício multiarticular (já escrevi sobre esses tipos de exercícios em outro post). Com isso, quando esse músculo for utilizado no multiarticular ele já estará “pré-exausto” e por isso, mesmo que outros músculos ajudem no movimento, ele vai ser bem mais estimulado.

Na prática: comece o treino fazendo cadeira extensora até sentir bem o quadríceps. 4 ou 5 séries de 6 a 10 movimentos. Como próximo exercício escolha agachamento ou leg press. O quadríceps já vai estar “cansado” da extensora e você vai sentí-lo trabalhando nitidamente.

2. Super-sets: nessa técnica você faz 2 (podem ser mais mas geralmente são 2) exercícios um atrás do outro sem intervalo. Podem ser para o mesmo músculo ou músculos opostos. Nesse caso do quadríceps trabalharíamos logicamente com o mesmo músculo.

Na prática: faça uma série de cadeira extensora e sem intervalo vá direto para o agachamento. Ou vice-versa (agachamento e depois cadeira extensora). Só depois de fazer os 2 você faz um intervalo e repete isso umas 3 ou 4 vezes.

 3 Drop-sets: nessa técnica vocês faz uma série do exercício com o peso máximo, diminui a carga e faz mais uma série (e pode diminuir mais uma terceira vez). Ontem eu fiz agachamento livre dessa maneira e estou sentindo bem meu quadríceps hoje. Fiz da seguinte maneira: 6 a 10 repetições com 30kgs de cada lado da barra, aí diminuí pra 15kgs de cada lado e fiz mais 10 repetições sem intervalo. Aí sim descansei e repeti essa sequência mais 3 vezes.

malacarne

malacarne1

E é isso, seriam essas as minhas sugestões de técnicas que eu acho que funcionam pra mim.

Por hoje é só, vou tentar visitar os blogs agora! Beijos!

10 Respostas to "Treinos – Respostas"

Oi Lindona
Posta ai dicas de alimentação de lanchinhos saudaveis, etc,
beijus

Olá querida!!!:D

Obrigada pelas dicas!!!

beijinhos

Juh

Obrigada Tati, é por isso que sou sua fã!!! :)

Curiosamente comecei uma série com drop set para o quadríceps na 2ª feira. Caraca menina, parecia que minha coxa ia explodir!!! Fiz 3 de 4, 6 e 8, na penúltima, eu já estava quase chorando de dor, mas não desisti! Meu professor até me cumprimentou no final. :) O engraçado é que na última repetição você sente a carga super leve, mas a perna não aguenta…

Vc acredita que eu não consigo fazer agachamento livre? Tenho um medo gigantesco de cair, e não consigo abaixar… Eu tento, mas o corpo não vai…

A pré exaustão estou fazendo para a parte dorsal, já treinando para as temidas barras. E nessa última série não estou fazendo exercícios com “super sets” para as pernas. Mas muitíssimo obrigada pelas dicas, o meu professor da academia é “perfeito” e suas dicas além de muito esclarecedoras ainda me “certificaram” que meu treino está certinho.

Bjocas menina sarada.
:***********

Olá! Não conhecia o teu blogue, mas adorei lê-lo!Fiquei super contente por ti porque um mês sem tocar em porcarias tem muito que se lhe diga!

Continua assim

***

http://www.branquinha-light.blogspot.com/

Oi, Tati!
Preciso fazer amizade com a ergométrica…ai, como eu tenho preguiça! Mas vou tentar, prometo!
Linkei você, agora não deixo mais de passar por aqui.
Bjs!

Tati,
ótimas dicas de exercícios!
Parabéns pelo 1 mês de bloguinho e por ter caprichado tanto nesse período!
É só continuar!
bjossss

Oii Tati!
Sempre tive duvidas entre musculação e pump! Vou la ler depois… :-)
E acho q estou precisando de uma forcinha sua!!! ;-) Sabe que desde que fikei gripada e talz eu nao fui mais a academia… fazem quase 3 semanas q nao vou com regularidade… e hj q deveria ir, estou completamente sem vontade!!!!!! Aiai e agora hein…
beijinhooos

Oi Tati,

Adorei as dicas e vou pedir mais um dica.
Malho em casa (jump, transport, stepper) e to afim de comprar uns alteres pequenos pra malhar um pouco braços e costa.
Que peso (kg) devo comprar???
Tem alguma dica de série pra fazer em casa?
Bjs

Amiga,
vc é “o que há” no mundo do fitness! Tudo de bom. Fico impressionada com a grana que vc deve gastar com tanta revista, tanto dvd, mas quando a gente gosta e está determinada a alguma coisa é assim mesmo. A gente não mede esforços.
Meus treinos tão bem básicos.
O hoje o treino foi assim:
1. Subida no step: 3x 12 (caneleira de 8 quilos em cada perna)
2. Puxada pela frente e puxada supinada 3x (10+10)
3. Adutora (3 x 12)…adutora é aquele que abre, ne?
4. Remada baixa (3 x 12)
5. Não lembro,mas foi pra costas tb.
6. Flexora sentada (3 x 12) 11 placas (nao sei quantos quilos tem em cada uma.
Um aeróbico básico intervalado ( 7 minutos trotando e três andando) por 35 minutos.
Enfim, tenho muito serviço pela frente, mas o importante agora é manter-me malhando, ainda que não seja um mega treino.
Bjkss

Oi Tati obrigada,mas eu me acho enorme rsrsrsrs quero emagrecer uns 4,5 kg no minimo….e vc pelo seu blog vejo que ama musculaçao ne,nao tem foto sua vc quer emagrecer so manter definir?!?
bjaooo

Deixe um comentário

Sorteio Camiseta Puma

Sorteio Garrafinha SMAM

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 171 outros seguidores

Siga o blog no Twitter!

Arquivos

Blog Stats

  • 1,125,864 hits
