Beleza e Fitness

Dores musculares

Posted on: 15/07/2009

Hoje estava navegando por alguns blogs e no “Corpinho de Sonho” da “W” (pelo e-mail acho que seu nome é Andrea! Mas não tenho certeza *rs*) tinha um post sobre dor muscular. Aquela de quando a gente pega pesado, não dor por alguma distensão.

Aí deixei comentário que eu mesma não entendia porque algumas vezes fico mais dolorida do que outras, mesmo treinando há mais de 2 anos, e estava agora lendo a revista Oxygen desse mês e tinha uma pergunta relacionada ao assunto. Vou tentar traduzir para compartilhar com vocês:

Querida Dra. Erin:

Tenho treinado com pesos já faz algumas semanas. A parte inferior do meu corpo fica extremamente dolorida mas a parte superior, não. Sinto que estou dando tudo de mim quando treino a parte superior. Eu tenho que ficar dolorida pra saber que terei resultados?

R.: Em geral, um músculo hipertrofia (isto é, fica maior) quando é fisicamente desafiado com uma sobrecarga progressiva.  Dor muscular pós-exercício ocorre quando o músculo foi desafiado ao seu extremo, e dura aproximadamente 48 hs. É sabido que micro-danos no músculo levarão a um aumento no tamanho e na força. Existe um balanço sutil entre exercício suficiente para estimular ganhos de força e exercício demais, que leva mais tempo para a recuperação. Você pode tentar rever sua rotina de exercícios com um treinador para ter certeza de que você tem um equilíbrio nos seus exercícios. Além disso, tenha certeza de que você possui uma nutrição pós-exercício adequada para alimentar seus músculos quando eles mais precisam.

Essa resposta não me ajudou muuuuito, não :)

Mas eu tenho algumas teorias para minhas dores musculares. Meu treino nunca é igual, estou sempre variando. Eu vou pra academia sabendo quais músculos vou treinar mas os exercícios eu decido na hora com o instrutor. Ele não é personal, é um instrutor da academia, mas tenho sorte de ele me auxiliar porque ele entende das coisas. E quando a academia está tranquila ele é quase um personal, me ajuda nos exercícios ou até pra guardar pesos! Quando treino com o auxílio dele, ele sempre me estimula a fazer mais repetições ou colocar mais peso. Me ajuda a fazer drop-sets em aparelhos nos quais eu não conseguiria fazer sozinha (leg press, por exemplo) e coisas assim. E são justamente esses treinos que me deixam mais dolorida.

2ª feira passada treinei perna com ênfase em quadríceps. Hoje é 4ª feira e ainda estou dolorida.  Pra quem tiver curiosidade, o treino foi o seguinte:

1. Agachamento no Smith com as pernas juntas: 4 x 10 a 12 (50kgs)

2 e 3. Agachamento no Hack / Extensora (super set): 4 x 10 em cada – não lembro direito o peso mas era pouco pq o intervalo era só de 30s. Uns 20kgs no Hack e uns 50 na Extensora

4. Leg Press 45º: 4 x 10 a 12, com drop-set na última série. Também não lembro o peso mas não coloco muito no leg. Algo em torno de 150/160kgs.

5. Glúteo na polia: 4 x 15 (20kgs)

Era pra fazer mais 1 de glúteos mas eu estava morta já.

Minha nutrição está OK, eu acho. Além de comer bem , tomo BCAA e Glutamina pra recuperação muscular.

Mas já lembrei de outra coisa que contribui com as dores. Não tenho feito aeróbio. Um pouco de esteira ou bike depois do treino ajuda a eliminar o ácido lático dos músculos. Logo logo volto a fazer.

Bom, chega, preciso nanar! Beijos!

Gal2

Gal Ferreira, atleta brasileira de Body Fitness.

9 Respostas to "Dores musculares"

Oi querida!!

Obrigada pelo carinho! Estava conversando com o pessoal que pega pesado na minha academia e eles me disseram que chegam a ficar até uma semana doloridos. Afe!

Um beijão

Oi Tati !

Nem me fala em dores, essa semana eu tô penando.
Mudei minha série, ela foi dividida em 2, isso é, eu faço musculação todos os dias, claro que atigindo musculaturas diferentes, mas como eu preciso fazer aeróbico e principalmente correr pra treinar, puta merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, minhas pernas estão bambas…quer dizer, hj eu tô melhorzinha, mas 3ª feira…

Que coisa.
Tava rindo aqui da diferença dos seus pesos pros meus…
Eu ainda chego lá, filha !

Bjs

Oie!! Gostei muito do seu blog, porque ele preconiza os exercícios físicos como forma de mudar o corpo!!! Nossa, gostaria de trocar idéias, mesmo eu estando muito acima do peso, rs!!! Eu tb tenho esse problema: às vezes, sinto inchaço e dor nos membros inferiores, mas, nos superiores, nada!!! Quando fiz o agachamento no Smith direitinho, engordei 1kg, de um dia pro outro, rs, quase morri!

Outr assunto que me confunde demais é quantas repetições e carga, eu devo usar!! Já quebrei a cabeça, mas, não consigo firmar uma série de musculação, enquanto não entender isso! O professor da minha academia não é mto bom, porque ele ficou forte, mas, acho que nem sabe como, rs!! Bom, espero que possamos nos corresponder, bjo!

Menina,

Eu acho bom sentir dores musculares kkkk

Na minha cabeça funciona mais qdo to com dores huahuahau

Bjosss

Olá Tati!

Antes de mais obrigada pelo carinho!

Olha estás à vontade para postar o cartoon que comentaste no meu blog, bem como qualquer outra imagem! Afinal eu também as encontrei aqui na internet no site de alguém! :P

Em relação às dores músculares pode parecer masoquismo mas gosto de as sentir! Deve ser psicológico, mas fico toda contente a pensar que me esforcei e que o musculo está a sofrer para crescer! lololol

Segundo me disseram, as dores deixam de se sentir passado algum tempo de treino semelhante. Só se alterarmos os treinos é que as dores aparecem outra vez. Talvez seja por isso que sentes dores muitas vezes!

Eu já faço o mesmo esquema desde Maio (a única coisa que mudou foi algum aumento nas cargas), por isso é que já não sinto aquela dor «de nem conseguir sentar na sanita» lol (expressão tua muito verdadeira heheh) ;)

Acho que está na hora de mudar um pouco. Vou tratar disso!

Beijokas grandes!

Toda dolorida aiaiaiaia…
Nao posso emitir opiniao, pq fujo da malhacao (pode me bater) rs..rs.
bjs

Olá!
Eu sou como a W gosto de sentir as dores!
PArece q assim valeu mais a pena:p ihihihihih
E qd só doi passado dois dias… ainda fico mais contente! lol

Obrigada pela visita ;)

Bons treinos para todas ;)
Bora lá minha gentiiiiiii :)

Oi Tati
As unicas dores que tenho sentido ultimamente sao dores na consciencia (hahaha, brincadeira)
Como voce sabe eu nao malho em academia, mas vez por outra sinto umas dorezinhas musculares depois de fazer agachamentos, malhar bracos, etc. – mas nada que se compare com as dores que voce sente, afinal vc malha pesado :P
Mas foi bom saber que o aerobico depois ajuda a diminuir as dorzinhas!
Beijao e bom findi

Raramente eu fico dolorido, quando fico é porque pego pesado na parte aeróbica. Na musculação acho que só duas vezes fiquei com dores, mas mesmo assim não foram nada de mais e logo passaram. Mesmo assim, ganhei bastante massa muscular desde que entrei na academia e os resultados tem sido bastante satisfatórios pra mim.
Beijão,
Tita

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