Beleza e Fitness

Calorias

Posted on: 20/08/2009

(Yes! Consegui postar! Fui escrevendo um pouquinho por dia *rs*)

Leio vários blogs lights e vejo algumas meninas se preocupando com as calorias mas deixando o valor nutricional dos alimentos em segundo plano. Com isso, as calorias podem até ser baixas mas deixa-se de ingerir nutrientes importantíssimos para nosso organismo para dar lugar a alimentos com valor nutricional praticamente nulo. Exemplos: biscoitos, salsichas, algumas sopas prontas, carboidratos refinados, etc. Ou então deixa-se de comer uma refeição saudável para poder comer um bombom e assim se manter dentro das calorias propostas para aquele dia. De vez em quando, OK, mas sempre não dá, né.

Se ingerirmos menos calorias do que gastamos, certamente perderemos peso. Mas é realmente só isso que importa? Eu quero é perder gordura e não músculos. Eu quero que meu cabelo tenha os nutrientes necessários para crescerem fortes e saudáveis. Eu quero que minha pele seja firme, sem celulite nem flacidez. E nada disso é conseguido se pensarmos SÓ nas calorias.

O ideal é conseguirmos ingerir em cada refeição os 3 MACRONUTRIENTES: proteína, carboidrato e gorduras boas. O quanto vamos ingerir de cada um deles, depende do estilo de vida e dos horários. Além disso, não podemos esquecer dos MICRONUTRIENTES, que são as vitaminas e minerais.

Vou dar algumas sugestões de alimentos que EU ACHO que combinam com cada uma das refeições, sem especificar quantidades (cada um é cada um). É legal escolher um carboidrato, uma proteína e um pouquinho de gorduras boas (só em algumas refeições). Combinando um de cada dá pra fazer shakes, sanduíches, omeletes, panquecas, saladas, usem a criatividade :) Pra quem quer perder gordura, se for pra excluir algum desses macronutrientes em alguma das refeições, que seja o carboidrato e não a proteína. Diminuir carboidrato da alimentação tem que ter cautela mas, por experiência própria, dá um ótimo resultado na diminuição da gordura corporal.

1) Café da manhã e lanchinhos:
Carboidratos: pão integral, aveia, frutas, granola light
Proteínas: queijo cottage, leite desnatado, whey protein, iogurte desnatado, clara de ovo, proteína de soja, DE VEZ EM QUANDO peito de peru light (tem muita química e sódio)
Gorduras: linhaça, abacate, azeite extravirgem, castanhas

2) Almoço e jantar:
Carboidratos: arroz integral, macarrão integral, verduras (muitas!), legumes, raízes (batata-doce, inhame)
Proteínas: claras de ovo (o ovo inteiro é legal limitar a 1 só por dia), peito de frango, atum light, peixes, carnes magras
Gorduras: azeite extravirgem, castanhas

Que mais? Muita água, chás…  Podem abusar dos temperinhos naturais, aproveitando o sabor que eles dão pra diminuir o sal: salsinha, orégano, alho, cebola, pimenta, canela, cravo, etc.

Simples, né? :)))))

Bom, isso seria o IDEAL, ao meu ver. E só um dia na semana pra comer alguma guloseima.

Se essa é a única maneira de ter um corpo bonito e saudável? Não sei. Mas que funciona, ah funciona.

Beijos!

marzia

11 Respostas to "Calorias"

Mta sabeboria neste post!!!
Obrigada Tati!

Beijocas

Tati! Adorei as dicas!!! Mandei email para continuarmos o papo de abdomem definido hehe
bjs

Tati!!!
simplestemente maravilhoso o post heim…
viu tbm quero saber sobre essa questão de abdomen definido..rsrsrs…
to conseguindo emagrecer, mas o que não me deixa em paz é a pochete…afff…rsrsrsr…

bjinhus querida e tenha um otimo final de semana…

Oi, Tati! Tudo bem? Voltei!

Verdade, o povo só conta calorias, né? Nunca ouvi ninguém pensando no resto. Muito interessante seu post.

Bjs!!!

Gostei muito da materia, a bastante tempo venho lendo sobre isso, e venho aprendendo muito como me alimentar sem perder massa muscular, mas naum sei como montar uma dieta que me ajude a secar o abdomen, veijo que para isso tem que tomar wey, e mais sei la o que, mas sei tambem que com uma alimentaçao saudavel da para ter esses ganhos, mas naum achei ninguem ainda que possa me ajudar quanto a isso, mas faz umas semanas que venho lendo suas postagensz e adorando as dicas, beijo e parabens pelo blog

Adoro as dicas de Fitness do Blog e resolvi comentar aqui pela primeira vez porque este assunto muito me interessa.
Já postei sobre isso no meu Blog há alguns meses porque conheço muitas meninas que se preocupam apenas com caloria e estão magras, porém flácidas! e é horrível… O que faz desse post super útil e meio que como um alerta.
Acho que para quem já se adaptou a uma dieta saudável proposta por um profissional (o mais indicado é o Nutricionista, of course!) sabe que realmente dá certo e faz toda diferença. Mas assim como você deixou bem claro, cada um é cada um, e um plano alimentar individualizado é o mais recomendável. Por isso é importante que as pessoas tenham seu objetivo claro em mente e procurem um Nutricionista já!
Assim como Blogs de pessoas que mostram o quanto vale a pena adotar um estilo de vida saudável merecem uma conferida sempre.

Beijo!
Renata
PS: Enfim, comentei! :)

Verdade, muitas meninas preocupam-se unica e exclusivamente com as calorias e isso não é nada bom.
Eu tenho sorte, pois minha nutricionista foca justamente na qualidade dos alimentos e nao em suas calorias, assim sendo, enquanto estou seguindo as orientações dela, sei que estou indo pelo caminho certo.
Beijocas

Oi tati!!!!
Adorei as suas dicas, super simples e fácil de entender….. ficou muito bom mesmo, o seu post!!!!!!!
Bjs!!!!!!

É verdade, Tati! Eu insisto para que as pessoas que fazem dieta dos pontos ou das notas tenham mais atenção com a qualidade da comida. Mas como a vontade de ver o ponteiro descer é sempre maior, parece que as pessoas não costumam dar muita bola p isso.
Bjs, é sempre bom ler seu blog.

Otimo post, xara. Falou e disse! A qualidade de nossas escolhas com certeza influencia a nossa saude no geral. E ninguem quer ser magra e doente, das unhas fracas, cabelo e pele feias, etc. Ser saudavel eh muito mais importante! Beijao

Oiê, te achei no blog da Carlinha e vi que gosta de coisas fashions tb, acho que vc vai gostar do meu post de hj…dá uma olhadinha lá rs
Bjs e ótimo dia pra vc!!!

Deixe uma resposta

Sorteio Camiseta Puma

Sorteio Garrafinha SMAM

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 171 outros seguidores

Siga o blog no Twitter!

Arquivos

Blog Stats

  • 1,080,951 hits
