Beleza e Fitness

Abs

Posted on: 06/09/2009

Aproveitando a folga do feriado e o dia feio, resolvi colocar algumas coisas na net em dia!

Nos últimos dias  algumas meninas entraram numa transmissão de pensamento coletiva e recebi várias perguntas sobre como secar o abdômen :)

Jenny_Lynn-A185-med

Bom, fato nº 1: abdômen tanquinho, seco e marcadinho só aparece quando a camada de gordura sobre ele é praticamente inexistente. E pra isso acontecer, aí vem a dura verdade, o percentual de gordura GERAL do corpo tem que estar baixo. Isso porque em 99% das pessoas o abdômen é o último lugar do corpo a secar.

Fato nº 2: Exercícios abdominais não queimam gordura. Eles apenas fortalecem os músculos da região. Se a camada de gordura estiver por cima não vai fazer diferença nenhuma. Fortalecer a musculatura do abdômen é importante não (só) pela estética mas por ser o centro de equilíbrio do corpo. Não precisa fazer milhares de repetições todos os dias.  Umas 4 séries de 15 a 20 repetições para cada parte (inferior, superior e laterais), de 2 a 3 vezes na semana são suficientes. Se quiser musculatura mais marcada é só adicionar peso nos exercícios. Não gosto muito de fazer oblíquos e laterais porque acho que dá impressão de cintura mais larga, tem que fazer com cautela.

Uma vez li que a fórmula para um abdômem bonito era: Nutrição 50%, Cardio (aeróbios) 49% e abdominais 1% :)

SEM UMA DIETA ADEQUADA O ABDOMEM NÃO VAI SECAR NUNCA!

Algumas dicas do que já funcionou pra mim:

1. Dieta cíclica. O que é? Não vou me alongar aqui, vou deixar o link da musa Dani Tamega: Dietas Dani. Mas basicamente é alternar dias com baixo e alto consumo de carboidratos. Acho que nenhuma dieta deve ser feita sem orientação de um profissional de saúde, por isso confio no bom senso de quem está lendo de não se jogar em alguma coisa sem saber muito bem o que está fazendo;

2. Acho que o começo de uma alimentação pra quem quer um abdômen sequinho deve ser banir todos os carboidratos refinados. Trocar tudo por integrais e de baixo índice glicêmico. Depois, se você não treina no período da noite, do jantar pra frente tirar até os carboidratos integrais e deixar só os carboidratos contidos nas verduras e legumes (SEMPRE combinando com uma fonte de proteína, claro). Só isso já dá uma boa diferença.

3. Laticínios. Isso é meio polêmico. Mas muitos atletas de fisiculturismo cortam os derivados do leite em período de competição pois a lactose (que é um açúcar de difícil digestão para o nosso organismo) não deixaria a pele ficar fina o suficiente para a definição que eles precisam. Pelo sim, pelo não, eu sempre dou uma diminuída boa neles quando quero definir. Aí é necessário ter atenção ao cálcio e consumir outras fontes desse mineral;

4. HIIT (high intensity interval training): consiste em fazer o treino aeróbio alternando períodos de alta intensidade com períodos de baixa intensidade. Ao invés de se ficar 1 hora na esteira andando na mesma velocidade, fica-se metade desse tempo mas alternando alguns minutos de alta intensidade (inclinação e velocidade altas) com alguns minutos de baixa intensidade pra recuperar. Dêem uma procurada no Google sobre isso, é interessante.

5. Evitar sódio, embutidos, ingredientes artificiais e beber bastante água e chás também são de grande ajuda.

Beijos!

12 Respostas to "Abs"

Parabéns pela materia, muita gente acha que só os exercícios na região abdominal e suficiente para ter um abdomem sarado ou tanquinho, mais esquece da alimentação que é fundamental para chegar neste nivel.

Eu mesmo não me preocupo com este fator no decorrer do ano, e sim entro em Pré contest, só em epocas de competições ou epoca de verão.

Seu blog é maravilhoso, sou viciada!
Queria um post para secar …. o braço! Meu braço tem uma boa camada de gordura que não deixa os músculos aparecendo. É o mesmo raciocínio dos abs?

Obrigada! :)
É o mesmo raciocínio dos abs sim. Não é possível secar gordura de um lugar só, o corpo vai utilizando gordura de onde ele acha que deve utilizar e não exatamente de onde queremos, infelizmente :) Então o negócio é tentar reduzir o percentual geral de gordura. Beijo!

gostei muito, da postagem, mas fazendo uma dieta adequada e cardio, quando tempo o resultado aparece, escuto muito falar sobre a dieta cíclica, mas gostaria de saber os legumes que pode ser ingeridos por conter baixo teor de IG, estou interessada a fazer mas não sei como montar um cardápio pra mim, tbm vejo que muitos que fazem essa dieta tem uma balança de cozinha em casa e quem não tem? bom mas valeu a matéria, gosto das dicas do seu blog e do da dani,

beijo e uma pergunta você já começou a secar? lendo seu blog vi que começaria em setembro!!!

Só de ver essas fotos me dão coisas.
Taí mais uma coisa que eu aprendi lendo seu blog, acabei com aquela palhaçada de fazer 1.000 abd, boto um peso extra, 4 séries de 20 e tá bão.

Mas tô longe de ficar rasgadinha.
:(

Beijo !

Obrigado pela indicação do seu Blogroll, estou as ordens.

Boa semana e bom treino a vc e aos leitores.

Oi Tati,
ótimo post viu, adorei as dicas e informações sobre secar a barriguinha. Também já tinha ouvido falar pra cortar os derivados do leite.
Mas no meu caso, sou bem realista, mesmo quando era magrinha já tinha barriguinha, então sei que vai ser uma novela a parte diminuir a pança, hahaahahah
Mas tb não tô esquentando muito a cabeça, quero o melhor que eu conseguir, naturalmente e com saúde, aí tá bom!
:D
bjosss

Ai, é muito difícil fazer tudo isso…ô tristeza!

Oi
O que você acha do uso de OXANDROLONA para aumentar a massa muscular? você já usou? é DROGA? desculpe pela ignorância, mas gostaria de saber se você acha válido fazer uso deste tipo de substância ou só treinamento, dieta e suplementação dão resultado?
Abração!
Tati

Oxandrolona é um esteróide anabolizante e seu consumo/comercialização só pode ocorrer sob prescrição médica. Portanto é droga sim. Não aconselho ninguém a fazer uso, ainda mais da maneira como é comercializada por aí em academias e pela internet. Claro que um treino pesado, dieta e suplementação dão resultado!!! Aliás, sem isso droga NENHUMA faz efeito, caso contrário todo mundo seria sarado, certo? Cuidado com o que ouve por aí e pesquise MUITO. Conhecimento é poder!
Beijos,
Tati

Então, tem muita “sarada” por aí tomando DECA e é triste! já estão todas com cara de chokito (é assim que escreve isso?!?), fazendo a barba, usando cueca e com aquela voz rouca característica de MULHER BOMBA!
Conheci a página por recomendação de uma amiga e vou passar o link para minha mulher, que é sarada sem ser bombada.
Paulo

É uma questão de habito !

Bjs

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