Beleza e Fitness

Secar antes e depois ganhar músculos ou vice-versa?

Posted on: 11/10/2009

Aproveitando o tempinho livre do feriado pra postar!

A Tita perguntou no post anterior: “Tenho bastantes gordurinhas no quadril, mas não vejo a hora de começar a comer pra ficar com pernão. O problema é que moooorro de medo de engordar. O que é melhor fazer? Emagrecer uns quilinhos e depois cair dentro, ou começar sem medo e depois secar?

Cada caso é um caso. No SEU caso, como você já disse que morre de medo de engordar, talvez a melhor opção seja secar antes pra depois investir mais pesado no ganho de massa muscular. Na verdade, como você disse que está voltando a treinar agora, pode aproveitar essa fase de início de treinamento pois é um período muito favorável para se conseguir as duas coisas ao mesmo: perder gordura e ganhar massa magra. Nos primeiros meses seu corpo dá conta das duas coisas,  mas claro que vc deve ser consistente no treino com pesos e se alimentar adequadamente. Conforme o tempo vai passando, isso vai ficando mais difícil e por isso muitos atletas acabam investindo em períodos de ganho de massa (off) e períodos de diminuição de gordura (pré-contest).

Na minha opinião, nesse início você não precisa investir nessa periodização. Um treino pesado, aeróbios e boa alimentação darão conta do recado. Ainda mais que o verão está chegando, acho que não é a hora de investir só no ganho de massa sendo que existe a possibilidade de ganhar umas gordurinhas junto. Melhor passar o verão mais sequinha, mesmo que o volume muscular ainda não seja o desejado e depois tentar ganhar mais massa. Pelo menos é minha opinião.

Não sei os seus dados, não vi fotos suas, por isso é difícil dar dicas, mas vou dar algumas mais gerais, que acho que valem pra maioria.

Após as primeiras semanas de adaptação, invista em um treino pesado. Quando digo pesado, quero dizer que seja desafiador para os SEUS músculos, não quero dizer pra jogar 400kgs no leg press sem conseguir executar os movimento direito. Mas use cargas em que você sinta que está estimulando seus músculos a crescerem. Acho legal deixar os exercícios aeróbios para o final do treino de musculação ou então para dias separados e não ultrapassando 1 hora NUNCA. Em torno de 45 minutos eu acho que já está mais do que bom. Basicamente é isso que penso.

E ainda perguntou:

Vc foi a alguma nutri ou foi aprendendo sozinha? Eu entendo bastante de alimentação, queria uma opinião de quantas calorias deve ter a dieta…

Leio bastante, já fui em nutricionista e conheço pessoas que competem no bodybuilding. Mas em nenhuma dessas fontes eu me baseio 100%, acho que a gente tem que ter bom senso e ir testando pra ver o que funciona pra gente ou não.

Não posso te ajudar muito quanto a calorias pois nunca me alimentei baseada nelas! Não porque eu ache besteira mas acho que mais por falta de paciência :) Prefiro ver o quanto os alimentos tem de proteína, carbos e gorduras pra saber se ele está de acordo ou não com os meus objetivos no momento.

Mas posso te dar a dica do blog da Dani Tamega, onde ela fala da dieta cíclica e ensina mais ou menos a fazer os cálculos de quantas calorias por dia precisamos, o que vale tanto pra quem vai seguir a dieta cíclica ou não. É só clicar AQUI.

E é isso por enquanto! Desculpe a quem eu ainda não respondi! Espero não deixar nenhuma pergunta sem resposta, também não sei tudo mas vamos aprendendo juntas!

Espero que estejam aproveitando o feriado mas sem enfiar o pé na jaca, hein ;) Beijos!

larissa

Larissa Reis, a Barbie bodybuilder :)))

6 Respostas to "Secar antes e depois ganhar músculos ou vice-versa?"

Tati, adorei esse post. Tô no mesmo dilema, mas há + de 1 mês a decisão de secar primeiro já foi tomada. Não vejo a hora de baixar bem meu BF p/ entrar em off (acompanhada por uma nutri esportiva pq tb morro de medo de engordar).
bjos e escreva mais vezes… rs

Oi, Tati!

Obrigada pelo post!
Concordo que prefiro passar o verão mais sequinha e ganhar massa depois. Nesse post tem minha foto (antes do silicone rs) http://pra-chamar-de-meu.blogspot.com/2009/08/promessa-e-divida.html

Eu conheço a dieta cíclica mas acho difícil de seguir pois tem que fazer muita conta. Vou tentar segui-la certinha pelo menos nesse 1° mes que voltar a musculação, investindo nas proteínas.

Beijos!

Oi, amiga! Boa semaninha pra vc!

Bjs!!!

Oiii Tati!!
ADORO seus posts!! Sabe que passei um tempo cuidando o minimo da alimentação… mas agora estou bem empolgada! Mto legal suas dicas hein…
beijos!

taty q delica seu blog seus posts aprendo muito contigo.

sinto saudades da musculação, por nove meses não poderei fazer snif snif mas poderei fazer hidro e estou feliz bjinhos

Olá,

Gostei muito de seu post. Parabéns!!!

Deseja Ter Músculos de Forma Rápida e Saudável?

Conheça Este Sensacional Método Simples Prático e Obtenha Resultados Incríveis!!!
http://www.comoganharmusculos.vai.la

ENTRE EM NOSSO SITE E CONHEÇA OS DETALHES…

Deixe uma resposta

Sorteio Camiseta Puma

Sorteio Garrafinha SMAM

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 171 outros seguidores

Siga o blog no Twitter!

Arquivos

Blog Stats

  • 1,081,675 hits
