Beleza e Fitness

Whey Protein – Parte 2

Posted on: 12/03/2010

Continuando a falar do whey… Que horário tomar? Como? Quem precisa?

Eu acho que todo mundo que pratica uma atividade física deveria usar pois o whey é benéfico tanto pra quem busca saúde quanto pra quem busca estética. Ele ajuda a preservar/aumentar a massa magra (músculos) e existem pesquisas dizendo que ele aumenta a imunidade.

O melhor horário para se tomar o whey é imediatamente após o treino. Nessa situação o corpo apresenta uma “janela de oportunidade” em que tudo o que é consumido é super absorvido. Quando acabamos um treino, na verdade estamos “pior” do que quando entramos na academia pois as fibras musculares foram “machucadas”, isto é, devido ao esforço foram criadas micro fissuras no músculo. Nas horas seguintes ao treino, o corpo vai se mobilizar pra “curar” essas micro fissuras, é quando ocorre a hipertrofia e a tonificação muscular. Por isso o whey no pós-treino é tão importante (assim como o descanso). Juntamente com uma fonte de carboidrato simples, que também é assimilada rapidamente pelo corpo, a proteína do whey com sua fácil absorção chega rapidamente às fibras musculares para começar a sua reparação, não dando chance pro catabolismo (consumo da massa muscular).

Existem outros horários bons pra se tomar o whey? O 2º melhor horário é ao acordar. Isso porque passamos de 7 a 8 horas (quem pode, né? Algumas até mais do que isso! :D) em jejum e quando acordamos o corpo também está “sedento” por nutrientes, então é legal alimentá-lo com algo que seja rapidamente assimilado.

Algum outro horário? Na verdade não. Qualquer outro horário que se tome whey seria mais por comodidade pois ao longo do dia o ideal são proteínas de absorção mais lenta. Muitas vezes trago whey pro trabalho pra tomar como lanche da manhã ou da tarde porque é prático, trago o shaker com o whey dentro, coloco água, bato e pronto. Pra que sua absorção seja mais lenta, costumo comer algumas castanhas junto (do pará, amêndoas, amendoim) pois a gordura retarda sua absorção e dá sensação de saciedade. Mas não é a melhor opção pro bolso porque é uma fonte de proteína cara e o ideal é que seja usada só quando for realmente necessária. No pós-treino eu costumo usar de 1,5 a 2 scoops (medidas) justamente porque o corpo consegue absorver mais. Em outros horários de 1 a 1,5 scoop.

Como variar o uso do whey? No pós-treino o ideal é não inventar muito, só bater o whey com água e uma fonte de carboidrato simples (pode ser maltodextrina ou mesmo uma fruta) e só. Nada de tomar whey com leite no pós-treino!

Agora em outros horários, como no café da manhã, dá pra variar. AMO whey misturado com banana amassada e aveia. Poderia comer isso o dia inteiro sem enjoar :) Tem também as panquecas de whey, cuja receita já postei aqui. Dá pra fazer um mingauzinho de aveia com leite desnatado e no final misturar 1 scoop de whey. Dá pra fazer pudim diet (aqueles de saquinhos) com whey, ou até mesmo tomar whey de chocolate com leite desnatado quentinho, café e canela fingindo que está tomando aquele capuccino da Kopenhagen (tá bom, nessa eu forcei a barra *rs*). É só ter criatividade! Ou dar uma procuradinha no Google ;)

Por enquanto é isso, se restar alguma dúvida é só deixar comentário, ok? Beijos!

20 Respostas to "Whey Protein – Parte 2"

Oi Tati,
vc nao acha legal tomar antes de dormir? a não ser quem treina a noite e já tomou após i treino, é impostante pois o corpo ficará durante a noite “em jejum”, né?
o que vc acha?
bjos e parabéns pelo post!

Oi!
Então já não acho tão interessante antes de dormir justamente porque o corpo vai passar muitas horas em jejum e o whey é absorvido muito rápido, na primeira hora ele já foi todo absorvido e o corpo vai continuar em jejum nas próximas horas. O ideal antes de dormir é uma proteína de absorção lenta, como a caseína ou a albumina. Mas confesso que na falta delas eu tomo whey mesmo com uma fonte de gordura pra retardar a absorção.
Beijo!

Ai tati, ando tão triste. Entrei na faculdade, to estudando pra concurso, não sobrou uma grana esse mês então tive que trancar a academia… enfim…. estou deprimidíssima.
Triste de verdade. Não vejo a hora de voltar pra minha rotina. Estou segurando a alimentação, mas é só entrar na internet, nos blogs, ver as fotos que bate o sentimento e eu fico toda triste aqui, querendo ir pra academia.

Mas é isso aí… como vc escreveu no penúltimo post, altos e baixos existem, e o importante é a gente voltar logo e não deixar desandar. Esse mês está sendo um martírio, mas eu sei que mês que vem eu volto à ativa e as coisas voltam ao normal.

Beijo grande!

Leidi, não desanima não!! nessa fase dá pra vc fazer uns exercícios em casa, pelo menos pra não perder resistencia.. e corrida é de graça.. queima gordura e mantem a saúde.. dá uma pesquisada nos seus objetivos na internet.. dá pra fazer em casa sem gastar nada, enquanto não sobra din din.. o importante é se sentir bem e não desanimar!!!

boa sorte !!!

É carminha,

To correndo sempre que posso, e o improviso em casa vai ser alongamento, abdominais e flexão. De qualquer forma, estou aí tentando segurar tudo que eu ganhei nesses últimos anos de treino… alimentação tá boa, não está 100% mas tá boa.

A academia é uma válvula de escape, quando ficamos sem ir é que sentimentos o quanto é bom para o nosso corpo e mente.

Leidi, mulher, não desanima! Logo logo vc volta a “puxar ferro” mas nesse meio tempo siga uma alimentação limpa e treine o que for possível que qdo vc voltar a memória muscular vai te ajudar a recuperar o que porventura vc tenha perdido. Força! Beijinhos!

Oi Tati, adorei mais esse post sobre Whey! esclarece muitas dúvidas que as vezes pairam em nossas cabeças! obrigada.

Uma ótima semana pra vc… beijos

Tb adorei e adoro seu blog,parabéns e muita garra pra ti.

Oi, Tati! Não sei se lembra de mim, eu comentava antes, tinha um blog, agora fico só na moita rs.
Gostaria de perguntar uma coisa: Sabemos que ganhar massa e perder gordura é praticamente impossível. Mas lembro que uma vez você falou que os iniciantes conseguiam essa proeza. Isso ficou na minha cabeça e eu te pergunto: como? Volto a alimentação para ganho de massa, faço aerobicos?? Estou te perguntando pq re-iniciei os treinos, após 10 meses parada. :(
Me ajuda?
Beijinhos

Tita! Td bem, linda?
Que bom que está voltando aos treinos! De início, sua única preocupação deve ser ajustar sua alimentação (tirar as besteiras, incluir proteínas magras e carboidratos integrais), treinar “pesado” (dentro das possibilidades de um iniciante) e fazer aeróbicos moderados. Só com isso seu corpo já vai começar a se adaptar a essa nova realidade e vai construir músculos e diminuir a gordura. Pelo menos nos primeiros 3 meses não precisa nem suplementar, só comer direito. Depois disso seria legal introduzir pelo menos o whey protein.
Vamos nos “falando”, beijo!

Tati, muito bacana as dicas e explicaçoes. Só tenho uma dúvida, mesmo nos dias em que nao treinamos, no meu caso sabado e domingo, é importante suplementar ??? Ou melhor, só nos dias de treino mesmo ??? Obrigada , ps. amo seu blog !!!

Oi Linda!

Fiquei com uma dúvida quanto a não tomar whey com leite, queria saber o por quê? Nem leite desnatado pode? Estou com essa dúvida porque já tentei tomar com água e de todas as vezes fique muito mal (quando troco de marca, tento tomar com água em vez de leite). Não sei exatamente o que “ataca” no meu organismo, mas me dá dor de cabeça, enjôo e vontade de vomitar. Todas as vezes foi assim. :(

Um beijo beeeemmmm grande. :*

eu tbm queria saber por que eu fico cm dor de cabeça, sempre tomo cm agua e uma hora antes do treino e sempre me dá dor de cabeça e al estar.

Alguém sabe o motivo do enjôo e mal estar quando tomamos com água?

Tenho a mesma dúvida que a Beth ! aguardo resposta

Beth e Patrícia,

Na verdade é assim: o whey é a proteína do leite concentrada, praticamente sem lactose, que é o “açúcar” do leite. A lactose também é a responsável por torná-lo indigesto para algumas pessoas.

Então para se obter o melhor do whey, o ideal é tomá-lo com água, pelo menos no pós-treino.

Bjos!

Bom dia, srta. Tati!
Parabéns pelo seu ótimo blog!
Discussão em alto nível mesmo, dissipando-se dúvidas como a neblina dissipada pelo vento.
Cheers! =))
Hare Krishna.

Oi. Eu malho pela manha, posso toma no café e depois dot treino.
Acordo 7
Chego da academia 10 (musculação e boxe)

oii, como faz pra consumir whey com café? só é misturar os dois, vc poderia me explicar

Consumir Whey a tarde é “contra-indicado” pelo fator $$$???
Ou existe algum outro ponto negativo de suplementar nesse horário?
obrigado

Deixe uma resposta

Sorteio Camiseta Puma

Sorteio Garrafinha SMAM

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 171 outros seguidores

Siga o blog no Twitter!

Arquivos

Blog Stats

  • 1,081,675 hits
