Beleza e Fitness

Off, “on”, bulking, cutting…

Posted on: 04/06/2010

Cada vez que apareço por aqui depois de um tempão sem dar as caras venho com o “rabinho entre as pernas” de vergonha :”) Mas dá trabalho e leva tempo escrever um texto, quem tem blog e não fica só no “copia e cola” sabe do que estou falando.

Hoje me perguntaram sobre “off” e “on” e, apesar de já ter escrito sobre isso há algum tempo resolvi escrever mais uma vez, aproveitando que o inverno aqui no hemisfério sul começa no final do mês (apesar de já estarmos com um climinha de inverno no sul/sudeste) e algumas pessoas que buscam mais massa muscular começam a pensar se vale a pena fazer um “off” nesse período.

A pergunta que me fizeram foi sobre a diferença da alimentação no “off” e no “on”, apesar de eu só ver o termo “on” ser usado aqui no Brasil .

Bom, vamos começar do começo: essa terminologia é “roubada” dos atletas de bodybuilding. OFF seria o período “off season”, ou seja longe do calendário de competições das quais o atleta vai participar. E o que chamam por aqui de “ON” na realidade seria o PRE-CONTEST, as semanas/meses que antecedem uma competição ou um período de competições no qual a dieta deve ser mais rigorosa para que o atleta atinja sua melhor forma corporal possível, ou seja, músculos e baixíssimo percentual de gordura.

Outros termos usados para esses períodos são BULKING (bulk = crescer, aumentar, inchar) e CUTTING (cut = cortar, talhar, diminuir, reduzir). Na verdade acho que pra nós que não somos atletas os termos ‘bulking’ e ‘cutting’ são mais adequados do que ‘off season’ e ‘pre contest’, concordam?

Isso funciona pra todo mundo?

Nada funciona pra todo mundo. Individualidade biológica, lembram? Cada um é cada um.

Eu tenho seguido esse esquema há uns 3 anos. Meu período “off season” seria de abril a setembro (outono, inverno e início da primavera) e o “pre-contest” no final da primavera e verão. PRA MIM funciona. Mas não se esqueçam que minha genética é de magra. Não ganho muita barriga, o que mais sofro é com a região do quadril, culote, coxas. É onde mais acumulo gordura. Eu não me importo de passar um período do ano mais “cheinha”, com um pouco mais de celulite. Não sou modelo, não sou “Panicat” que passa o ano trabalhando de biquini :) Então pra mim é tranquilo.

Mas tem quem acumule muita gordura na barriga ou em outros locais  e que se importa SIM de se sentir mais cheinha, seja por causa do namorado, seja porque vai se sentir mal nas baladas ou qualquer outro motivo. Tem quem tenha muita dificuldade depois pra secar e tem que fazer uma dieta muito rigorosa e sofrida pra perder a gordura que ganhou. Será que compensa passar uns meses do ano se sentindo feia pra depois se sentir bem? Será? Cada um tem que avaliar se, pra si, pesam mais os prós ou os contras…

(‘Eu não faço “off” no inverno, não :D’)

A idéia de fazer um período de “bulking” é criar um ambiente anabólico perfeito pros seus músculos, no qual eles têm todos os nutrientes de sobra, tudo o que precisam pra crescerem à vontade. Comendo de tudo também temos mais energia pra treinos intensos e pesados, o que é mais um estímulo pros músculos se desenvolverem.

Posso comer de tudo no ‘bulking’?

Não é bem assim. EU, pelo menos, não acho uma boa idéia. Tem gente que chuta o balde bonito :) Come de tudo e muito. Treinando pesado você vai ganhar músculos sim mas as chances de ganhar muita gordura também são altas. Fora que me alimento pra saúde também, então não me sinto bem comendo um monte de porcaria. Lógico que dá pra ser mais flexível, comer uma Nutella de vez em quando *rs* Mas todo dia besteira pra mim não rola.

Então faço o que chamo de “off limpo”. Alimentos de qualidade, aqueles de sempre: peito de frango, peixes, claras, whey, aveia, frutas, cereais integrais, castanhas, etc mas em grande quantidade. Não controlo carbo, gordura, nada disso. Se forem bons, como à vontade. Alguns alimentos que são saudáveis mas não recomendados à vontade quando se quer secar como leite, laticíneos e frutas ficam liberados. Bebo até leite integral de vez em quando (quase 8g de gordura em 1 copo! :D)

Não quero fazer isso mas ainda assim quero ganhar músculos. O que faço?

Alimentação equilibrada o ano todo, com um dia liberado da semana pra comer uma besteirinha.

Se você é magrinha, invista em proteínas magras e carboidratos bons em todas as refeições, de 3 em 3 horas. Um pouco de gorduras boas em alguns horários. Treino pesado e descanso adequado. Se ainda assim não estiver ganhando massa, aumente um pouco as quantidades. Se achar que está acumulando muita gordura, diminua o carbo por algumas semanas até dar uma secadinha e depois retome a alimentação acima. Os ganhos virão lentamente mas você vai estar sempre bem, sem muita gordura.

Se você é cheinha, também alimente-se de 3 em 3 horas invista em mais proteína e menos carboidratos. Deixe pra ingeri-los preferencialmente no café da manhã e nas refeições pré e pós-treino. Nas outras refeições, prefira combinar proteínas com um pouco de gorduras boas e legumes verdes e folhas à vontade.

Acho que deu pra esclarecer um pouco, né?

Hoje em dia é difícil, principalmente entre as mulheres, ver atletas fazendo um off “porco”, ficando enoooooormes de gordos porque com os contratos de patrocínio e eventos fora das competições, eles tem que estar sempre “apresentáveis”, né :) Beijos!

5 Respostas to "Off, “on”, bulking, cutting…"

Adorei esse post,estou fazendo de tudo para não comer besteira durante a semana,pois acumulo tudo na região abdominal arghttt!.

Excelente post! vai ser muito útil, estava com algumas dúvidas sobre os períodos ON e OFF.

Adorei…….o post…taty, beijos…

oi Taty cada vez que venho aqui me sinto extremamente feliz,pois alem de tudo os topicos sao muito interesantes,vc e muito criativa alem de uma grande pesquisadora muito obrigado por dividir tudo isso com a gente beijos!!!

Oi Tati, muito obrigada pelo post, muito esclarecedor. Vou ler teu blog todo, e tb já me inscrevi no feed dele. Estou fazendo uma alimentação a base de brocolis, batata doce e clara de ovos, com cereais e suco de laranja entre as refeições…e claro, muita água. Mas, ainda não estou treinado pesado, comecei a pouco tempo e quero acostumar bem com a dieta primeiro. Obrigada, beijo grande.Cris

Deixe uma resposta

Sorteio Camiseta Puma

Sorteio Garrafinha SMAM

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 171 outros seguidores

Siga o blog no Twitter!

Arquivos

Blog Stats

  • 1,080,951 hits
