Beleza e Fitness

Lanchinhos

Posted on: 16/10/2010

Então OK, já nos inspiramos com o Olympia e, cada uma com seu objetivo de corpo, agora mãos à obra!

Não canso de escrever que alimentação é a parte mais importante de tudo. Pensem: vamos pra academia, nos matamos lá por 1 hora e pronto, acabou. Agora a alimentação requer nossa atenção quase que 24 horas por dia! Comer de 3 em 3 horas, suplementação e ainda o tempo de preparo de todos os alimentos requer uma dedicação enorme. Isso sem falar na força de vontade de comer os alimentos certos e fechar os olhos pras guloseimas. É ou não é um esforço titânico? :)

Pra quem passa o dia fora de casa, como eu, não resta outra opção a não ser viver carregada de marmitas pra cima e pra baixo. Nesse post vou colocar algumas opções de alimentos pra carregarmos por aí, em ordem de praticidade ;) São opções mais pros intervalos entre as refeições principais pois nessas acho que devemos fazer um esforcinho pra comer com calma e de maneira mais completa, incluindo verduras e vegetais.

1. Barrinhas de proteína

Mais práticas de carregar impossível. Dá pra levar várias na bolsa sem pesar e sem ocupar muito espaço. Não costumo usar no dia-a-dia, geralmente deixo pra ocasiões especiais onde realmente não tenho condições de levar uma bolsa a mais com marmitas. Exemplos: no cinema, em uma festa, em uma viagem,  etc.

Prós: Sabor (não todas mas a maioria é MUITO gostosa), praticidade, boas quantidades de proteína (20 a 30g), algumas também têm vitaminas (realmente valem por uma refeição)

Contras: Gordura (algumas chegam a 19g! Mesmo a maior parte sendo gordura boa, é bastante) e preço.

Existe também a opção de fazer barrinha caseira, como a receita da Dani Tâmega que já testei algumas vezes:

Prós: muito mais naturais que as industrializadas e, portanto, mais saudáveis

Contras: tem todo o trabalho de fazer (eu não sou muito fã de cozinhar!) e continua tendo bastante carbo de alto IG do mel e gordura do amendoim, em dietas de restrição calórica não é legal.

3. Refeições líquidas prontas

Já vêm prontinhas pra beber, é só abrir a embalagem e pronto. Aqui no Brasil costumo ver Muscle Milk e Myoplex, que substituem uma refeição (o Myoplex inclusive tem 42g de proteína, uma quantidade excelente)

E pra quem está em restrição brava de carbos, tem o Isopure, zero carbo, zero gordura, pronto pra beber:

Prós: Os mesmos das barrinhas de proteína

Contras: Ainda mais caros que as barrinhas :) E por serem refeições líquidas, dá fome de novo rapidinho.

3. Shake de whey, mix proteico ou meal replacer

Também é prático carregar um shaker com pó dentro e quando precisar só colocar água, chacoalhar e tomar. Costumo levar o meu com whey, albumina e farinha de aveia. Ou um “meal replacer” que já é um suplemento mais completo, com proteína,carbo, gorduras e vitaminas feito com os nutrientes pra substituir uma refeição. Se estiver em fase de secar deixo só o whey com albumina, corto o carbo da aveia e substituo por umas castanhas.

4. Comida mesmo, oras :)

É, não dá pra fugir. Viver só de barrinhas e shakes não rola.

Prós: Tirando o horário pós-treino e talvez a 1ª refeição do dia, comer “comida” de verdade é sempre melhor do que suplemento. Te deixa mais satisfeita e você consegue variar os nutrientes que coloca no seu corpo.

Contras: Nem todas as opções são práticas de carregar, conservar por um tempo sem refrigeração e comer em qualquer lugar.

Então tem algumas mais práticas e outras menos práticas de carregar.

Atum light: na foto de cima dá pra ver que deixo umas latinhas na gaveta do trabalho. Não é tão prático porque você precisa escorrer a água em algum lugar mas também é só abrir, tirar a água e comer. Evito porque o gosto não me agrada (já li alguém dizendo que tem gosto de “pilha” *rs*) e tem uma quantidade alta de sódio.

Claras:  gosto bastante. Ainda mais porque já compro as claras separadas então é só colocar na frigideira e pronto.

Também dá pra fazer uma gororoba doce de claras, aveia, banana, baunilha e adoçante que eu adoro :)

Mas ultimamente tenho ficado nas claras puras (às vezes coloco também 1 ovo inteiro, a gema também tem vitaminas importantes), sem sal, com pão ou torradas integrais:

Peito de frango: Não é em todo lugar que dá pra abrir a marmita com aquele cheiro de frango e comer numa boa :) Se sei que vou pra um lugar onde não vou conseguir ter uma mesa pra comer eu já levo cortadinho.

Bom, vocês viram que nem coloquei muitas opções de carboidratos, né? Isso porque eles são super fáceis de arrumar pra levar. Batatas cozidas, frutas (AMO bananas), torradas integrais, tudo isso é bem fácil de carregar. E tem também as gorduras boas das castanhas (amêndoas, castanha-do-pará, nozes) que são super práticas.

Acho que é isso. Fácil não é mas também não é impossível manter uma boa alimentação mesmo na correria. Com força de vontade e determinação tudo dá certo :)

Beijos!

20 Respostas to "Lanchinhos"

Não, dessa vez vc se superou! Q post massa! Muito prático e com ótimas dicas!
VAleu Tati

Lorena, obrigada por sempre acompanhar :) Que bom que gostou, beijos!

Post per-fei-to!Que dedicação… minha dúvida é como preparar as claras e onde você compra separada? Acabei de ler que a Bombom com e 12 claras por dia!!!! Ai, jesus, haja galinha….
amei a dica do muscle milk! vou procurar….

beijos!

Hannah, preparo as claras em uma frigideira anti-aderente e uso um spray chamado PAM (depois faço um post sobre ele, aqui em São Paulo encontro nos supermercados Pão de Açúcar) que é sem óleo pra não grudar.
As claras em embalagem tetrapack compro da Fama Ovos (famaovos.com.br) que entrega em casa mas eles têm um valor mínimo pra fazer pedidos.
Bjo!

Tati, como sempre adorei seu post, mas dessa vez como disse a Lorena vc se superou, aiaiai oque seria de nós sem vc rsss.

Bjuss valeuuu!!!

Muito boas as dicas, que felizmente já fazem parte do meu dia a dia. Já experimentei fazer a barrinha e realmente fica muito boa, a dica é sempre variar no sabor do whey para não enjoar. beijo!

Tati, em media qtas claras vc consome em cada refeição? Obrigada e parabéns pelo post, super útil!! beijos

Eu meço por ml pois compro as claras já separadas mas dá o equivalente a 7 a 10 claras (21 a 30g de proteína). Bjo!

Tati, eu de novo, + uma coisinha…oq vc toma no café da manhã…um shake de whey? pq tenho super dificuldade no que comer nesse horário e no meu pré-treino. No pré-treino tô tomando um ashake de albumina + whey + aveia, mas tô meia enjoada e no café-da manhã só café c/ leite pão integral e cottage, mas tô achando pouca proteína já que tô querendo crescer…oq vc acha? Beijos

Carla, o seu pré-treino está ok mas acho que o café da manhã está fraco se você quer crescer. Eu manteria o pão com cottage mas acrescentaria um shake de whey ou albumina.
Como tenho treinado de manhã, minha primeira refeição já é o pré-treino então tomo um shake: whey, albumina, aveia, maltodextrina e às vezes 1 banana.
Bjo!

Ameiiii Tati!faço quase a mesma coisa e até o chá eu estou tomando esse hahaha,mas meu problema são as guloseimas arghhhhhhhhh!!! preciso tomar vergonha na cara!beijo.

Tati, vamos começar uma campanha “pró verão”? Quem vem malhando o ano todo agora quer secar, e eu não estou fora disso, a minha maior dúvida é quanto a percentagem de carbo, fat e proteína.

Posso dar a dica de iniciarmos esta campanha no blog? Tiraríamos fotos de antes e depois, medidas, e bem, 3 meses de dieta pre contest ferrada para secar.

Só preciso de ajuda com o cardápio, rs.

Bora?

Amei o post!!!! Parabéns Tati!!! =)

Parabéns pelo blog, super informativo!!
Vc poderia postar sua dieta mais detalhadamente, tipo, cada refeição?
Queria um modelo a seguir, pois to precisando de uma dieta bacana mas to sem grana para ir a um nutri e percebi que vc entende bastante do assunto.
Bjos

Oi Lilika,
Em alguns posts antigos eu até coloquei mais ou menos 1 dia na minha alimentação mas não sigo uma dieta fixa, mesmo quando ela é mais restrita. De qualquer forma vou ver se posto um exemplo novamente em breve, ok?
Beijo!

Tati,ia te pedir exatamente isso…
Algum exemplo de dieta para me guiar…
Se tiver tempo,faz um post desse??? Pleaseeeee!!!
Parabéns pelo blo,pela dedicação,por tudo,sua linda!!!
Ahh,vc consome de 7 a 10 claras por refeição aproximadamente? E por dia,seriam qts claras?
Beijos

http://www.closetvirtualrj.blogspot.com.br

Oi Natália,
Estou indo viajar no sábado e está tudo uma correria, não sei se consigo fazer essa semana, mas se eu não fizer quando voltar me cobre novamente, ok?
Então, na época que eu queria ganhar massa eu consumia essa quantidade mesmo de claras, hoje em dia consumo metade, 4 a 5. Em 2 refeições no máximo, o que dá de 8 a 10 claras por dia (bem diferente de antigamente hehehe). Beijos!

Muito Obrigada pelas respostas Tati!!! Vc é mto atenciosa! =)) Foi de grande ajuda, já vou pôr em prática!!Bjos

Mto bom memso o post.. me diz uma coisa..todo dia vc leva seu almoço p trabalho? como vc comprar as claras separadas..nunk vi isso.. mto legal!! caramba doido.. vc eh minhas inspiraçao..qro ser parecida com vc daki a uns anos.=D faz 6 anos q vc malha neah? sim… fala alguma co9isa sobre creatina.. to tomando no pos-treino creatina+whey. fiz 5mses de academia mal feitos pae um mesmo..voltei 15 dias parei mais 15 e voltei faz duas semanas..agora to malhando certo..em uma academia boa..me alimentando relatvamente bem..ainda n sei bem o q comer..e ainda como umas besteiras… SIM.. QUANDO VC VAI A UMA FESTA VC LEVA BARRA?NAO COME NADAAA?? bjus!

Oi Kinha, então, pesquise bastante em fóruns e comunidades pra ter uma idéia de como seria uma alimentação voltada pros seus objetivos! Falo sobre isso também em alguns posts do blog.
Quanto a ir a uma festa e levar barra de proteína, sim, eu fazia isso. Eu era bem regrada quanto à alimentação, agora que estou um pouco mais desencanada. Acho que tudo depende do seu objetivo.
Beijos!

Deixe um comentário

Sorteio Camiseta Puma

Sorteio Garrafinha SMAM

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 171 outros seguidores

Siga o blog no Twitter!

Arquivos

Blog Stats

  • 1,098,962 hits
