Beleza e Fitness

Horários de treino

Posted on: 26/11/2010

Veronique Morin

 

Por aproximadamente 3 anos treinei à noite, por volta de 21:30 e às vezes mais tarde. Já cheguei a sair da academia quase meia-noite. Como treinava com meu namorado e ele passava em casa pra me buscar, acabava driblando a preguiça de ir pra academia após um longo dia de trabalho. E olha que a preguiça era enorme porque o tempinho que eu ficava esperando após o jantar me fazia querer era cair na cama :) Mas eu ia.

Quando meu namorado foi passar uns meses trabalhando em outro estado e me vi sem companheiro de treino, a preguiça de ir treinar à noite foi vencendo. E resolvi tentar treinar pela manhã, isso já faz uns 6 meses.

Também dá preguiça acordar quando o dia ainda está escuro mas algumas vantagens me convenceram: academia muito mais vazia, no verão é mais fresco e, independente do caos que seja o seu dia, a missão do treino já está cumprida.

Mas aí vem a dúvida: o horário de treino influencia nos resultados? Comecei a pesquisar sobre isso quando li que pra quem visa hipertrofia, o ideal seria treinar já tendo ingerido pelo menos 3 refeições, ou seja, da hora do almoço pra frente. 

No final das contas, pra nós, meros mortais que não vivemos do bodybuilding e trabalhamos das 9 às 18hs, o melhor horário pra treinar é aquele em que nos sentimos bem e que conseguimos encaixar na nossa rotina. Mas temos que levar em conta que nosso corpo possui um relógio biológico, que regula nossos hormônios e funções e, com isso, alguns horários são mais apropriados pra algumas coisas do que outros.

Embora possamos treinar nosso corpo para operar com eficiência em qualquer horário, a maioria instintivamente se sente mais confortável em um horário particular do dia, e isso parece estar relacionado com o “ciclo circadiano”, no qual grupos de células do cérebro emitem hormônios e impulsos elétricos de acordo com horários que parecem ser geneticamente pré-determinados, você nasce com isso. O hormônio melatonina é o principal regulador desse ciclo e é afetado pela claridade.

Entretanto, para hipertrofia,  teoricamente o melhor seria mesmo treinar mais ao final do dia, devido a 2 hormônios: o cortisol e a testosterona. Em linhas gerais, o cortisol estaria ligado ao catabolismo (quebra dos músculos) e a testosterona ao anabolismo (construção dos músculos). Pela manhã, os 2 estão altos. Então fica um “mata-mata” o efeito de um anularia o outro. Já ao longo do dia, o nível de cortisol cai bastante e o de testosterona diminui pouco e com isso os efeitos anabólicos deste último  promoveriam maiores ganhos num treino ao final do dia.

Li isso e me desanimei. Mas continuei procurando mais artigos e 2 coisas me reanimaram: talvez seja possível diminuir a ação do cortisol pela manhã suplementando bem com BCAA e glutamina, coisa que faço. E também o fato de que após uma boa noite de sono, os níveis de GH (hormônio do crescimento, também anabólico) também estarem altos. Então talvez não seja o fim do mundo treinar pela manhã, não?

Pela minha experiência pessoal, eu tenho gostado. Às vezes até no final de semana acabo treinando pela manhã. Me acostumei bem e não acho que minha hipertrofia esteja sendo prejudicada. So far, so good!

Quem quiser ler mais sobre o assunto, seguem links de dois artigos, um em português e outro em inglês:

“Melhor horário pra treinar”, Hipertrofia.org

“Rise and Shine – Benefit of an early morning training”, Bodybuilding.com

Beijos! 

Tags:

11 Respostas to "Horários de treino"

ai, quase desanimei…AMO malhar cedo, dá uma energia boa e nada como começar o dia com a sensação de missão cumprida, né? Tati, uma perguntinha: to malhando em casa (com poucos recursos, até agora só tenho barra e anilhas, to tentando me virar!). Queria saber se você, particularmente, acha que agachamento trabalha bem os músculos laterais externos do glúteo (entendeu? rs). beijos!

Oi Hannah! Não desanima, como eu disse, o melhor horário é aquele que a gente gosta (e pode!). Parabéns pela disposição em se exercitar em casa, tem que ter disciplina. Mas se tem barras e anilhas tá tudo certo, antigamente não existia toda essa tecnologia e o pessoal se virava muito bem.
Quanto ao agachamento, não sei se entendi muito bem a quais músculos laterais vc se refere… Mas no agachamento normal (pés paralelos) eu sinto mais a parte central mesmo. Talvez mudando a angulação dos pés e pernas (mais pra fora ou agachamento sumô) você sinta pegar mais essa parte. Tem que testar e ver se fica doloridinho depois ;) Beijos!

Quem é essa da foto?

OMFG que corpo, abdomen chapado e os braços super definidos, fora que amoça é linda!

Agora voltando ao conteúdo do post.

Para mim, se eu mantiver uma rotina, independe de horário, acostumei com aquele e me vou, já malhei 5h da manhã, 6,7,8,8,10… Meio dia, logo depois do almoço, no meio da tarde, fim de tarde, noite… Até 22:30h eu já malhei, terminava quase meia noite, pra mim esse foi o “pior” horário no sentido que atrapalha meu sono, poh, eu fazia boxe e pra adormecer depois era horrível.

Hoje em dia eu malho pela manhã, podia até ir mais cedo, mas fico pelo menos 1 hora acordada antes de ir, resolvendo minhas coisas.

Na época que eu malhava 5h da manhã era fo…, me acordava às 4:20h e chegava na cademia antes das 5, assim que o funcionário abria eu já ia para as máquinas, tudo livre, sem ninguém, era uma beleza, fora que é fresquinho.

Quanto ao ganho de massa ou perda de gordura, nunca senti diferença apenas trocando o horário e sim usando dieta e exercícios.

Oi Mary! Já coloquei os créditos da sarada da foto :) Mas não achei muita coisa sobre ela na net.
Bjo!

Oii querida!!
Há pouco descobri o seu blog e gostei muito!
Coloca mais fotos suas, evolução, medidas!
E se puder fala um pouquinho do seu treino de abdome, que pelo que vi em uma foto esta lindo!!
Beijos

Oi Francine,
Como o blog qualquer um pode ver, eu evito colocar coisas muito pessoais. Mas entra lá na Rede SMAM (sobre a qual eu postei aqui: https://belezaefitness.wordpress.com/2010/11/23/smam/) que é uma comunidade só pra mulheres, mais ‘segura’ para colocar fotos.
Qto ao meu treino de abdomen, não tem nada de mais, faço exercícios muito simples e tem semanas que nem treino, acho que a dieta influencia muito mais a aparência dessa região. Claro que os exercícios faz os gominhos aparecerem mas de nada adianta se tiver uma camada de gordura por cima ;)
Bjo!

Tati, eu já treinei em vários horários, 7 da manhã, 9 hs, 12hs, 15 hs, 17 hs, 20 hs

hoje estou às 15 hs, gosto deste por conveniência (tempo), também estou com bastante força nesse horário, o que mata é o calor

Ah, você poderia depois falar em outros post sobre umas dúvidas aqui que tenho na minha cabeça;
1- sobre lesões, se já sofreu alguma, se ficou de molho (tô falando nisso, pois meu ombro tá esquisito, estalando, não dói muito, só sinto uma sensação de cansaço, fraqueza na região, tô moderando exercícios compostos que peguem e parei por um tempo de treiná-los) – já marquei ortopedista pelo SUS, e tô aguardando, rs, daqui até lá já estarei curada, hehehe

2- exercícios que trabalhem isoladamente a lombar, pois mesmo com bastante tempo demusculação, quando faço exercícios que forçam bastante a região, també sinto cansaço e um pouco de dor que muitas vezes impede a continuidade do exercício.

3- Se o day off é pertinente numa dieta hipocalórica. qual a sua opinião pessoal, pois já vi, ouvi, e segui algumas versões.

bjs

Ok, anotado, em breve falo sobre os assuntos! ;) Bjo!

Tati, eu treino “de madrugada” há 2 anos!! Acordo às 5:20 e às 6:00 já estou na academia!!
Gosto muito desse horário exatamente pelos mesmos motivos que você escreveu e fico bem disposta o dia todo!!
Post muito bom!!
Beijoca!

Oi, Tati! Eu já treinei em tudo quanto foi horário, mas me sinto melhor pela manhã. Não só porque a academia tá mais vazia (ou menos cheia), mas sinto que rende mais… e isso pra qualquer coisa… trabalhar, estudar, o que for… mas gostei da sua pesquisa.
bjos!

Deixe uma resposta

Sorteio Camiseta Puma

Sorteio Garrafinha SMAM

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 171 outros seguidores

Siga o blog no Twitter!

Arquivos

Blog Stats

  • 1,080,951 hits
