Beleza e Fitness

Dieta ou alimentação saudável?

Posted on: 06/03/2012

Oi meninas,

Quando comecei a levar a sério treino/alimentação, há uns 5 anos atrás, e contratei um personal trainer por uns poucos meses, lembro dele falando que a palavra “dieta” tinha origem grega e significava “estilo de vida”. Não sei se é verdade mas isso ficou na minha cabeça e aderi à idéia mudando totalmente meu estilo de vida, não apenas seguindo a “dieta” que ele sugeriu. Entretanto, geralmente usamos a palavra “dieta” para identificar a alimentação que seguimos por um período de tempo e com um objetivo específico (perda de gordura, ganho de massa muscular, melhora de alguma doença, etc).

Mas o que vem ao caso aqui não são os termos utilizados e sim os conceitos. Muitas vezes vemos as pessoas copiando a dieta de tal celebridade ou mesmo seguindo as centenas de dietas que revistas especializadas publicam mensalmente. Atletas, principalmente do fisiculturismo, também seguem “dietas”. Apesar de adotarem também a idéia de “estilo de vida”, a fase que antecede uma competição é marcada pela conhecida “dieta pre-contest”, que tem a fama de ser composta só de frango e batata-doce (e muitas vezes é só isso mesmo). Sendo realistas, o objetivo nessa fase é principalmente estético, o bodybuilding acaba sendo um esporte com essa característica, e por isso mesmo a dieta é por um período bem específico já que a restrição da alimentação a poucos alimentos não é algo saudável. Isso me lembra sempre a frase do treinador Fernando Marques: “Esporte é saúde, competição é outra história“.

“Não estou de dieta, estou comendo saudável”

O ponto a que quero chegar é (e talvez alguns discordem): uma alimentação apenas com objetivos estéticos nem sempre é saudável, já uma alimentação saudável sempre garantirá um corpo bonito. Por “saudável” eu entendo uma alimentação variada, balanceada e com a menor quantidade de alimentos processados possível. E, ATENÇÃO, por “corpo bonito” eu não me refiro ao padrão “mega sarada cinturinha-coxão-bundão-panicat”. Mas sim um corpo de quem se alimenta bem e faz atividades físicas, mesmo que seja um corpo mais “comum”, mas que em um mundo onde a obesidade ganha cada vez mais espaço já é considerado “acima da média”.

E é sobre isso que venho pensando ultimamente. Já fiz muita “dieta” e que fique bem claro que esse não é um post CONTRA dietas bem planejadas. Muito pelo contrário sou a favor SIM de dietas com objetivos específicos e que nos façam felizes, de preferência orientadas por um profissional. Só não estou numa fase TÃO preocupada esteticamente assim como era antigamente. Será a idade? :)

Vou dar um exemplo de algo que tem mudado pra mim: eu consumia poucas verduras e legumes. Como eu sempre visava o aumento de massa e pra isso tinha que comer mais do que eu gostaria/conseguia, eu acabava muitas vezes abrindo mão das verduras e legumes já que, por conterem muita fibra e água, esses alimentos acabavam me “enchendo” e dificultando que eu comesse as proteínas e carboidratos que seriam “mais importantes” na construção de massa muscular. Coisas que só quem foi magrinha e se vê tendo que comer muito entende. Atualmente tenho tentado formar o hábito de comer mais verdes e coloridinhos, mesmo que diminua um pouco a quantidade dos outros macronutrientes.

Bom, o assunto dá muito pano pra manga e provavelmente acabarei tocando nele em outros posts, então como esse já está enorme vou parando por aqui ;)

Beijos!

12 Respostas to "Dieta ou alimentação saudável?"

Não estou de dieta, estou comendo saudável, é o que digo pra td mundo qnd vem criticar o que como ou quando recuso algo que oferecem.
Tento explicar que dieta não significa restrição alimentar, mas um estilo de vida.

Tati, será que tem um meio termo nessa història, rs.
Eu tô de dieta, mas tentando comer saudável, baixo carbo, vindo principalmente de integrais, frutas, legumes e verduras…Não tô mais obcecada em secar ou ganhar massa muscular, o que vier tá bom, rs.

Bjux e fique com Deus !

Claro, um meio termo seria o ideal. Eu é que estou meio desencanada, hehe…
Mas você, com esse corpão que conseguiu nos últimos anos, se conseguir só manter já está mais do que no lucro, tá perfeita! :)
Bjs, lindona!

Como seria essa sua dieta? Ja eu tenho tendencia a engordar quando quero ganhar perna ganho barriga e quando quero perder perco perna!
Mas eu sou nessa tbm, tenho 17 anos e sigo uma dieta sem gluten com vegetais frutas carnes e nozes.

Manda, ultimamente apenas tenho tentado comer coisas saudáveis e menos processadas. Nos próximos posts vou colocando alguns exemplos, ok?

Concordo contigo em TOTALIDADE, a única coisa que ainda mantenho (leia-se não muito saudável), é o baixo consumo de frutas, mas ainda assim me preocupo em suprir as vitaminas. Sou das suas, se como pouco, fico magrinha magrinha e sempre tentava aumentar a massa muscular, mas de uns tempos pra cá desencanei um pouco e venho mantendo um corpo mais sequinho, menos volumoso sabe…A gente acaba se acostumando.

Vi sua foto, está linda, sequinha e com uma cor bela. Um beijo flor.

Fe, não estou conseguindo comentar no seu blog, você está LINDA nas últimas fotos que postou, que perna fina o que, tá louca? :)
Beijos!

Tati, só você mesmo. Onde está precisada precisando perder celulite??? Vc tem um corpão lindo mulher. Tudo bem, sempre é bom combater as indesejáveis, mas so pra registrar. Vc esta linda…

beijinhus, May

baonilha.blogspot.com
bemcasadodebaonilha.blogspot.com
@baonilha

È verdade! que celulite o quê, mulher que repara celulite é aquele tipo de gente que fica procurando defeito nos outros pra se sentir melhor, rs…Eu tenho estrias no bumbum e em 7 anos de namoro meu gatinho veio comentar que nem sabia que eu tinha isso,kk
Homem nem repara, a gente que é neurótica…Vc é LINDA dona Tati :)

Suas lindas :)

Adorei seu post… tenho buscado esse equilíbrio de alimentação saudável. Eu entrei numa que só pensava em proteína e suplemento, me esquecendo do resto, não que tenha comprado muita coisa, mas percebi que não era pra mim. Legal ver que tem gente pensando da mesma forma!

Legal, Camila! ;) Bjos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Sorteio Camiseta Puma

Sorteio Garrafinha SMAM

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 171 outros seguidores

Siga o blog no Twitter!

Arquivos

Blog Stats

  • 1,081,675 hits
%d blogueiros gostam disto: