Beleza e Fitness

Leite de amêndoas

Posted on: 14/03/2012

Oi meninas (e meninos!),

Ultimamente tem sido mais comum achar por aqui os “leites vegetais” além do já tradicional leite de soja. Na rede “Pão de Açúcar”, aqui em São Paulo, costumo ver o de arroz e o de aveia. Mas fora do Brasil é comum vermos outros, como o de amêndoas, por exemplo.

Quando morava com meus pais, às vezes minha mãe fazia leite de amêndoas caseiro e com ele preparava o melhor mingau de aveia do mundo pro meu café da manhã (mimadinha eu, né *rs*). Daí que no último domingo à noite eu cismei que queria fazer leite de amêndoas. Mas, como quase todas as minhas tentativas de sair do básico na cozinha, essa também foi meio “fail” :)

Na verdade o resultado até que foi bom, só que fui tentar seguir o processo da minha mãe de tirar UMA POR UMA as cascas das amêndoas! E acho que não deixei as bonitinhas de molho por tempo suficiente então foi meio trabalhoso… Mas já que tinha começado, tinha que terminar!

Já vi na internet receitas nas quais as amêndoas são batidas com casca e tudo. Mas, na dúvida, resolvi seguir o que minha mãe fazia, né.

Bom, peguei um tanto de amêndoas que tinha em casa e deixei de molho por alguns minutos em água quente para facilitar o processo de tirar a casca:

Depois lá fui eu tirar a casca de uma por uma. Percebi que nas últimas, que ficaram mais tempo num restinho de água, as cascas saíram mais facilmente, era só picar a pontinha e o resto da casca saía toda. Mas quando descobri isso já era tarde. Sei que quando vi a bacia toda branquinha até dei um suspiro:

Então bati as amêndoas descascadas no liquidificador com água (desculpem mas foi tudo “a olho”, não sei as quantidades!) e umas gotinhas de baunilha. Passei em uma peneira (certeza que o “bagaço” poderia ter sido utilizado pra alguma coisa mas, sem idéia do que fazer, joguei fora). E aqui está o resultado final:

Queria ter colocado em uma garrafinha de vidro mas não tinha. Tanto trabalho pra um tantinho de leite *rs* Mas ficou bem concentrado, acabei colocando um pouco mais de água depois. Não quis fazer o mingau de aveia então fiz um shake com 1 scoop de Myofusion pra tomar antes de dormir e ficou uma delícia, bem cremoso! No dia seguinte fiz outro shake e, pronto, acabou.

Acho que é uma receita que vai ser difícil eu repetir tão cedo :) Mas talvez tente de novo, batendo com casca mesmo ou deixando as amêndoas mais tempo de molho.

De qualquer forma fica a dica de um shake bem gostoso pra tomar antes de dormir, cheio de gorduras boas. Se alguém testar, depois me conta ;)

Beijos e até mais!

P.S.: Achei aqui um link com uma receita legal! E acabei de ver que poderia ter usado a parte sólida pra fazer biscoitos. Imaginem que delícia! Mas seria habilidade culinária demais pra mim…

Anúncios

11 Respostas to "Leite de amêndoas"

Bom dia Tati!
Nunca provei esse leite, mas deu vontade viu…
Tb nunca vi pra vender por aqui, rs…O jeito é tentar fazer.
Aki amendoas é cara…um potinho de me +ou- 200 gramas é quase 9 reais 0.0
Semana que vem faço e conto :)
bjuxxxxxx

No blog da Dani Tâmega tem a receita.

Eita, vivo por lá e nunca vi, vou procurar agora ;) Bjo!

Silvia, procurei, procurei e não achei :( Se tiver o link fácil passa pra gente!

as amendoas aqui tbm são caras, e meu talento culinário é bem menor que o seu. rs
Mas já copiei e guardei, quem sabe um dia eu experimente!!
bjoks tati!!

Tati, tem no blog da Dani Tamega, na parte de receitas e ainda ela disse que aproveitou a polpa e fez cereal….http://receitassaradas.blogspot.com/2011/05/oi-meninaos-eu-gosto-de-compartilhar.html

beijinhus, May

baonilha.blogspot.com
bemcasadodebaonilha.blogspot.com
@baonilha

Obrigada pelo link, Mayana!!! Depois que a Silvia Neves comentou que tinha a receita por lá eu procurei e não achei.
Quem me dera ter visto a receita dela antes…
Mas de qualquer forma não conseguiria fazer o cereal porque precisaria de uma máquina pra desidratar.
Beijos!

Com a polpa eu faço um mix com farinha de linhaça, de aveia…e empano peixe, frango, fica di-vi-no. E ainda tem o biscoitinho com mel, chocolate…que é diliça!

Poxa Hannah, você não tem um blog pra contar pra gente essas receitas delícias? :)
Bjs!

hahahahaha Tati, a receita do biscoitinho eu li no blog da portuguesa Joana Pereira, o melhor blog de receitas do mundo! rs My food diary, o nome. Já o empanadinho foi ideia minha, mas é só misturar farinha de linhaça, de aveia, de trigo, o que tiver, com a polpa…fica um crocante saudável e MUITO gostoso! beijos

Ah, adoro os dois blogs da Joana mas acho que não explorei muito o de receitas (já que não sou muito fã de cozinhar) mas ela é o máximo mesmo! Obrigada pela dica, beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Sorteio Camiseta Puma

Sorteio Garrafinha SMAM

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 171 outros seguidores

Siga o blog no Twitter!

Arquivos

Blog Stats

  • 1,106,649 hits
%d blogueiros gostam disto: