Beleza e Fitness

Quinoa

Posted on: 27/03/2012

Oi meninas,

Ontem meu almoço rapidinho na mesa de trabalho foi esse aqui:

Quinoa cozida com abobrinha, atum light, tomates cereja e azeite de oliva.  Muito prático porque nem precisei esquentar, fica bom geladinho mesmo.

Vejo que pouca gente tem o hábito de consumir quinoa, eu mesma resolvi testar recentemente (minha mãe costuma fazer misturada no arroz integral). Resolvi dar uma pesquisada e gostei de um artigo que li da revista “Muscle & Fitness Hers“, seguem algumas informações:

A quinoa, apesar de parecer um grão, é na verdade uma semente, cultivada nos Andes há milhares de anos. Devido à semelhança com um grão, pode ser transformada em farinha, sendo considerada um “pseudo cereal“.

Diz a matéria que ela é uma escolha muito melhor do que qualquer grão integral que você possa imaginar. A razão principal é que a maioria dos grãos não possuem proteínas completas, ou seja, falta a eles um aminoácido essencial, a lisina. A quinoa é rica em lisina, tornando-a uma proteína completa, com o dobro desse macronutriente do que a maioria dos grãos. Ela possui também mais fibras e mais gorduras boas que o arroz integral, por exemplo.

Além disso, a quinoa também apresenta um maior nível de minerais e vitaminas importantes na recuperação muscular e força do que outros grãos. Ela é rica em magnésio (força muscular e qualidade do sono), potássio (contração muscular) e folato (renovação de células musculares e produção de óxido nítrico).

E se tudo isso não fosse suficiente, um estudo da Universidade de Lund (Suécia) diz que o consumo de quinoa está associado a um aumento nos níveis de IGF-1, essencial para ganho muscular e de força.

Então associar a quinoa à sua porção de frango ou peixe significa que você obtém todos os benefícios que os grãos integrais oferecem, além de uma dose extra de proteína e micronutrientes.

A Yumi me perguntou uma vez que gosto tem. Lembra muito arroz integral. Não é bom nem ruim, é normal :) O modo de fazer é exatamente igual arroz integral (eu faço naquelas panelas elétricas).

Quem aqui já consome ou vai testar? :)

Beijos!

Anúncios

29 Respostas to "Quinoa"

Eu já fiz tabule de quinoa uma vez. Ficou gostosinho, mas prefiro em flocos que uso na vitamina todos os dias.

Pois é, combina bastante pra fazer tabule!

Eu amo!!! tanto com arroz integral, como no lugar dele ou como salada.. Acho o sabor
Mais suave q do arroz integral.. Tabule de quinoa é uma delícia!

Sabe que acho que estou gostando mais do que arroz integral, mesmo? :) Realmente é um sabor mais suave.

Eu coloco no meu mingau, em flocos na banana amassada, na salada de frutas, já coloquei até na gelatina e no meu shake.

Ainda não experimentei em flocos, vou testar!

Bom dia amore
humm delícia♥
liberei post da minha nova parceria
e nós vamos fazer um sorteio tbm
venha conhecer a loja e
alguns dos modelos ok
fico feliz com sua participação
ótima semana
bjinhosઇઉ
http://www.coisasdeladdy.com

eu gosto bastante, o unico incoveniente é o valor.. infelizmente é caro, entao só uso misturadinho no arroz mesmo..
Bjos

O preço é um incoveniente mesmo… Bjo!

Olá, eu não sou mulher, porém dei uma olhada no seu blog ontem e gostei muito.
https://belezaefitness.wordpress.com/2011/02/28/nao-e-facil/
Esse post aqui é ótimo.
De vez em quando eu faço essa refeição deste post, só que em vez de cereja, coloco pepino.

O blog no geral acaba sendo mais voltado pro público feminino mas que bom que alguns homens têm gostado também! :) Obrigada pela visita.

Tati, em relação ao valor energético da quinoa, é semelhante ao arroz ou é maior?

Oi Cici, quanto ao valor calórico os dois alimentos são bem parecidos. Em 100g de quinoa o valor calórico é 120 calorias e na mesma quantidade de arroz integral é 112.

Hum… então acho que não vai interferir na minha contagem de pontos!!! Vou provar!
Bjs!

Acho que não, Cici! Depois conta no blog o que achou ;) Bjo!

Adoro quinoa e a quantidade de proteina é ótima… Faço muita salada co ela, delícia. Bjs.

Delícia mesmo! Depois compartilha alguma receita gostosinha com ela, ainda estou descobrindo os usos :) Bjo!

Ahhh eu acho que quinoa tem um gostinho estranho… Comprei e me dava ânsia cada dia que colocava na boca… Desisti no dia em que vomitei.
Bjs

Que punk, Lidi :) Eu gosto. Mas me sinto meio assim com batata doce! Já quase vomitei comendo batata doce cozida com atum hehe… Bjo!

oi lindona !! eu reparei que vc se tinha enganado no comentário!
pois é sobre a quinoa, eu tava para fazer um post como você depois vi q vc se tinha antecipado ehehehehhe
provei este findi quinoa e fiquei fâ !!! muito bom!
tem de experimentar doce vai adorar !

beijinho

Estou com um pouco de preconceito quanto à quinoa doce mas vou tentar experimentar, Dii :) Bjo!

Olá!! Obrigada pela visita no blog e desculpe a demora em retornar, ando MUUUITO corrida!!!
Nunca comprei a quinoa em sim, mas sempre tem em alguns pratos, principalmente qdo como fora de casa ;-)
bjinhos!

Obrigada, Dhy! Tem que postar mais, mulher! :) Bjo!

Noooossa, vc é muuuito liiiindaaaaa! Parabéns! Adorei seu blog!!!! Bjksss

Obrigada, Rachel! Coloquei o seu na minha lista ;) Bjo!

Que estranho, para mim aparece normal, vou dar uma mexida para ver se resolve. Obrigada por avisar.
;)

O sua receita parece tão boa! Não é sempre que a minha quinoa fica boa rs… vou testar fazer igual…gosto bte das suas receitas, tem muita coisa natureba que eu curto rs

bj

Obrigada, Cami! :) Bjo!

Eu ainda n experimentei mas vou experimentar com certeza pk amei a sua explicação de tds as boas propriedades da quinoa para os atletas :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Sorteio Camiseta Puma

Sorteio Garrafinha SMAM

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 171 outros seguidores

Siga o blog no Twitter!

Arquivos

Blog Stats

  • 1,125,865 hits
%d blogueiros gostam disto: