Beleza e Fitness

Propagandas: não acreditem em tudo o que se ouve por aí

Posted on: 23/04/2012

Oi meninas,

Agora há pouco eu estava jantando (filés de peito de peru e arroz integral), assistindo TV e preparando as marmitas pra amanhã, tudo ao mesmo tempo, quando vejo um comercial da maionese Hellmann`s insinuando que ela seria mais saudável que o azeite de oliva:

Ok, então os dois são fontes de gorduras boas, não contém gordura trans mas a maionese ainda teria a “vantagem” de ter bem menos calorias. Aham…

Desculpem-me, Hellmann`s e outras pessoas que acham que só controlar calorias fará de você uma pessoa magra e saudável, mas EU não compro essa idéia. Qualquer um que entenda um pouco sobre alimentação saudável sabe que quanto menos ingredientes que desconhecemos um alimento tem, mais saudável ele é, já que provavelmente será o mais natural possível, sem substâncias químicas e artificiais. Pois bem, vamos comparar os ingredientes de cada um:

  • Ingredientes da Maionese Hellmann’s: Água, óleo vegetal, ovos pasteurizados, amido modificado, vinagre, açúcar, sal, suco de limão, acidulante ácido lático, estabilizante goma xantana, conservador ácido sórbico, sequestrante EDTA cálcio dissódico, corante páprica, aromatizante e antioxidantes ácido cítrico, BHT e BHA.
  • Ingredientes do Azeite de oliva: Azeite de oliva

Não vou nem colocar aqui todos os benefícios do consumo moderado de azeite de oliva porque é só “dar um Google” que encontramos vários. Então eu fico muito brava com esses comerciais porque as pessoas leigas acreditam, acham que serão mais saudáveis trocando o azeite de oliva por maionese.

E as agências de publicidade, não contentes em me irritarem com a propaganda da Hellmann’s, colocam logo em seguida, um comercial dos sucos Kapo enfatizando que um suquinho teria as mesmas calorias de uma maçã. Deste eu não encontrei o vídeo mas, mais uma vez, a questão das calorias. Como escreveu o nutricionista esportivo Rodolfo Peres no artigo “Existe lugar para o chocolate na minha dieta?” – “Qualquer pessoa com o mínimo conhecimento em nutrição sabe que “uma caloria” não é igual “a uma caloria””. Jura que eles quiseram comparar um suco com açúcar, aroma sintético idêntico ao natural, acidulante ácido cítrico, estabilizantes acetato isobutirato de sacarose e dioctil sulfosuccinato de sódio e espessante goma guar a uma MAÇÃ?!?!?!

Podem me chamar de ortoréxica ou o que for. Mas a mim não enganam.

Beijos e boa terça-feira!

*** UPDATE ***

Meninas, sobre os ingredientes da Hellmann’s, leiam esse comentário que recebi e achei muito importante divulgar:

Enviado por Angie em 24/04/2012 as 16:16

Oi Tatiana, em primeiro lugar parabéns pelo blog, sempre que posso passo por aqui mas é a primeira vez que escrevo. Hoje não podia deixar de comentar pois fiquei chocada quando li os ingredientes da Hellmans. Moro na Espanha há 10 anos e no ano passado adotei um cachorro e então comecei a pesquisar sobre a melhor ração pra ele, através dessas pesquisas descubri que o BHT e BHA são conservantes cancerígenos, proibidos pra consumo humano na Europa mas que algumas empresas ainda usavam na alimentação dos animais.
Fiquei horrorizada de saber que no Brasil esses conservantes ainda estão permitidos e que a Hellmans teve coragem de fazer essa propaganda tão enganosa.

Anúncios

28 Respostas to "Propagandas: não acreditem em tudo o que se ouve por aí"

Você leu meu pensamento com esse post, acabei de ver um comercial da sadia falando que uma fatia de presunto sóó tem 15 calorias… e mostra umas 10 delas sendo colocadas num “lindo” pãozinho francês… Dai pensei… “Esse povo quer convencer quem?”

Eu pensei a mesma coisa sobre a Hellmans. é um HELL mesmo! hahahaha exato.. Concordo e assino embaixo.

Essas propagandas são ridiculas Tati..toda vez que passo fico passada!! Nós somos informadas e não caimos nessa..agora o coitado do Brasileiro que não tem informaçao vai lá e compra a maionese e se entope..ou a mãe vai lá e compra o suco que vale por uma maçã para o filho…que caras de pau!! boa semana querida ;) boa noite.

Haha, acho que jantamos no mesmo horário…. Quando vi a propaganda ri alto, muito alto. Ridículo demais, e isso do Kapo tb, tinha visto na Ana Maria Braga, uma vergonha dizer que é tão saudável como uma maçã!!!! Bjs.

essa propaganda da hellmans é brabo de engolir.. e pior q tem muita gente que só pensa na quantidade calorica mesmo.. e esses sucos entao? puro açucar ou adoçantes de pessima qualidade..
Enfim, adorei teu post.. esses dias vi essa propaganda e tb tive vontade de escrever sobre isso.. :)
Bjoss

Tati, permita-me fazer uma analogia BEM pertinente aqui: Da mesma forma que esses comercias enganam as pessoas que ACHAM que estão equiparando azeite de oliva à maionese, MUITAS garotas acham que apenas com dieta, treino e descanso conseguirão um corpo de arrasar quarteirão, se baseando em blogs, foruns, etc de mulheres que usam esteróides, mas não falam. Nas duas situações existe a falsa propaganda! O que mais tem por aí é menina bombando até a alma e escondendo o jogo! Só tenho dó das pobres meninas que em muitas vezes ganham bem pouco e gastam MUITA grana em suplementos só pq as garotas que tomam bomba indicam, elas acham que vão ficar igual mas o resultado é chulo, fraco, praticamente insignificante. Por que não dizem a verdade? Pra que enganar as garotas? Poxa vida, sou totalmente contrário a enganações! Tem uma garota que inclusive está na sua lista de blogs, mas vou preservar o nome, que é VELHA conhecida de ciclos relatados na internet, eu devo ter lido uns 8 e cada um mais forte do que o outro… As meninas novas entram no blog dela, leem um review de suplemento, acham que vão ficar que nem ela e acabam comprando, mas se decepcionam e muito com o resultado. Eu já usei anabols e falo abertamente sobre isso com quem pergunta numa boa, não engano ninguem, pois me coloco no lugar da pessoa, que muitas vezes é apenas uma garota ingenua querendo possuir um corpo bacana. Beijos e boa noite!

Fabi, eu vi seu post e não posso deixar de falar. Concordo contigo que devemos nos mostrar mais críticas, que não podemos nos deixar levar pela emoção e talz, mas eu sou estudante de educação física e do pouco que já vi sobre funcionamento fisiológico e nutrição suplementação é possível SIM ganhar um corpo bacana sem esteróides anabólicos. Óbvio que há indivíduos e indivíduos, que cada organismo é único e que simplesmente ir num blog e ver o que deu certo pra certa menina pode não dar certo pra mim sem a ajuda de um profissional. Mas há de convir que nós sabemos quando um músculo é recheado de miofibrilas e quando ele é recheado de pus né?! ; )

Só pra finalizar: Não adianta esconder… Temos que falar do assunto, alertar, pois a pior droga que se tem conhecimento é a ignorância. Não adianta simplesmente colocar uma “pedra em cima do assunto” pois lá fora a realidade é bem diferente e tanto eu como vc sabemos disso…

Tati, esse post rende muitoooo assunto! A industria alimenticia ha muito tempo vem fazendo as pessoas ficarem dependentes, como droga mesmo. (desculpe a falta dos acentos!). Aqui nos EUA um livro lancado ha algum tempo deu muito bafafa, pois o autor falava de tudo isso, de todos os aditivos e combinacoes que fazem nosso cerebro querer mais e mais. A combinacao mais barata e eficaz, eh acucar, sal e gordura.(peque por exemplo um donut!).Fora todos esses ingredientes malucos e com nomes que nem conseguimos pronunciar corretamente podem fazer algum bem?E existem alguns problemas ainda mais serios, como por exemplo as batatas fritas vendidas em redes de Fast Food, que soa fritas primeiramente na planta da fabrica onde sao colhidas e ai congeladas, de la seguem para as redes onde sao pre-fritas pela segunda vez, para aguardar os clientes e conforme a saida, uma terceira ultima vez. Os hamburques sao feitos de carne sim, mas so residuo e cheios de gorduras que sao amaciados com um mesmo produto usado em fertilizantes. E por ai vai….
Voce comentou que esta com viagem marcada para os EUA, nao deixe de conhecer, visitar e comer em uma rede de supermercados chamada Wholesfood, onde tudo ‘e organico e/ou sustentavel.Voce vai adorar!Um beijo!

Obrigada pela dica, vou pesquisar de tem essa Wholefoods na região que vou ficar! E se souber o nome do livro, posta pra gente ;) Beijo!

Tatii, obrigada pelo email :)
Ainda não respondi, mas já vi e adorei as dicas!
Olha, vi isso hoje no face e lembrei de vc.. Bem acho que vc poderia competir :)

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.3741026725879.166116.1282502004&type=3

Bjinhos!!!

Obrigada, Maria! Adoro assistir mas não é minha praia participar :) Bjo!

que tretas ! lol realmente inventam tudo mesmo ! não se pode mesmo confiar em todas as publicidades!

E viva a falta de conhecimento para comprar tudo do jeito que se vende :P

Beijos linda!

Legal, levantou um forum cheio de opiniões e concordo com todas as que li,inclusive a sua, hehehe…

beijinhus, May

baonilha.blogspot.com
bemcasadodebaonilha.blogspot.com
@baonilha

Eita!
Ainda bem que quase não assisto TV, por que me poupa de ver besteiras como essa. Eu adoro maionese e até como de vez em quando, mas bem consciente do lixo que é!

Ótimo post!

Bjão

Execelente post,qndo vi isso tbm me indignei,acredito que as pessoas a cada dia estão se concientizando por uma melhor qualidade de vida,e ai vem uma marca com essa apelação em rede nacional,com o intuito realmente de manipular as pessoas.Já não tem pouca manipulação né,isso tá igual antigamente quando as marcas de cigarro,conciliava esporte em sua propaganda juntamente com o cigarro.Pelo amor né!!!!!!!!!!!!!!!!

Adorei o post Tati, a gente tem sempre que assistir Tv com olhares críticos, principalmente porpagandas né? Eles querem é vender o peixe deles, é sempr ebom ficar de olho.
bj

Só para complementar o texto sobre propagandas.

Está passando o tempo inteiro na globo uma propaganda da Volkswagen onde a idéia é “força e inteligência agora juntas”.

no meu ponto de vista eles querem dar a entender que quem é forte é burro, ou quem é inteligente é fraco, com exceção da Amarok (carro da propaganda) que reúne os dois atributos

tanto que mostra um powerlifter fazendo um exercicio de matemática.

Clichê mais antigo que existe, né? Ainda não tive o “prazer” de ver esse :)

Falou TUDO Tati. Fico preocupada com os leigos… que caem nessas historias de comercial!
Comparar suco Kapo com maça, NINGUEM MERECE! Rs

E o do ketchup q contem 10 tomates. Ja viu?! pior eh uma mulher no fim que diz: agora minha filha nao come arroz com ketchup… come arroz com tomate!!! Me da vontade de gritar!!!!
Coloca o tomate no prato dela caramba… rs

Beijosss

Antigamente eu comia pouco, controlava as calorias e era meio rechonxuda e nao sabia o porquê… rsrs
E quem sai ganhando nessa são as empresas distribuidoras, institudos de beleza, academias, médicos e nutricionistas.

Condordo com vc! Mas como estamos cercadas por pessoas que só se preocupam com calorias, e temos que tomar cuidado para tentar explicar e não sermos tachadas de neuróticas ou arrogantes… bj

Oi Tatiana, em primeiro lugar parabéns pelo blog, sempre que posso passo por aqui mas é a primeira vez que escrevo.
Hoje não podia deixar de comentar pois fiquei chocada quando li os ingredientes da Hellmans.
Moro na Espanha há 10 anos e no ano passado adotei um cachorro e então comecei a pesquisar sobre a melhor ração pra ele, através dessas pesquisas descubri que o BHT e BHA são conservantes cancerígenos, proibidos pra consumo humano na Europa mas que algumas empresas ainda usavam na alimentação dos animais.
Fiquei horrorizada de saber que no Brasil esses conservantes ainda estão permitidos e que a Hellmans teve coragem de fazer essa propaganda tão enganosa.
Um beijo

Nossa, Angie, MUITO IMPORTANTE ESSA SUA INFORMAÇÃO!!!! Não fazia idéia do que eram esses componentes! Muito obrigada por postar aqui!
Beijos!

Angie,
Tô passada! Pesquisei sobre esses corantes depois de ler aqui e vi que em vários países são proibidos. Encontrei tbém discussões em alguns foruns da Europa de criação de cães em que os internautas trocam informações sobre quais rações não possuem conservantes como esses… Se soubessem que aqui é liberado para alimentação de humanos, levariam um susto com vc levou.

Nossa!!! Essa da Hellman’s é a “PEOR”!!! Toda vez q assisto penso: “Aham Cláudia senta lá!”. A do arroz com ketchup tb é de dar arrepios!!! Qto a do Kapo, tb sei q nem se compara à maçã mas confesso q a Beatriz leva pra escola, porque infelizmente o suco natural estraga MUUUIIITO rápido (da hora em q sai de casa até a hora do lanche). :( A parte boa é q ela AMA frutas, então sempre leva o “bendito” suquinho, mas tb leva uma frutinha. :)

Achei legal o comentário sobre as meninas q usam anab. e dizem q o corpitcho lindo foi adquirido a base de dieta, “malhação” e whey protein… Mtas vezes tive vontade de “apelar”. Gastava GRANA com whey, tentava me alimentar da melhor maneira, malhava no meu limite de força e os resultados eram mínimos… Sorte q sou MEDROOOOSAAAA e nunca tive coragem! Medo, medo mesmo de agredir meu corpo com essas “substâncias”, principalmente por ser mãe, meus bebês precisam de uma mãe saudável. rsrsrss Mas acho muito feio as pessoas ficarem mentindo. Todo mundo q treina sabe q é difícil ter o “corpo dos sonhos”, demoooooraaaa, tem q ter disciplina, e nem sempre a gente consegue. =/ Hj já estou menos neurótica, estou me acostumando com o corpo magro e qdo voltar para a academia minha luta vai ser contra a flacidez pós parto, não sonho mais com MÚSCULOS!!! Com aquele corpo surreal pra minha genética, idade e “disponibilidade” (voltando pro mercado de trabalho, não vou ter mais muito tempo pra doar e nem pra me frustrar com o mundo fitness). Se chegar um pouquinho perto da Solange Frasão já é lucro! ;)

Bjoooosssss Tati

oi tati, fiquei horrorizada mesmo, quando li seu update nem quis acreditar, até porque tenho um gatinho com dois anos que amo de paixão, fui conferir no mesmo instante…e não é que na embalagem vinha lá BHA e BHT??! a marca é Friskies, conhece? inclusive já divulguei no facebook!!! Amanhã trocarei a ração dele, vai ser a primeira coisa que vou fazer no dia… Obrigado por manter todo o mundo informado!!!!! beijos querida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Sorteio Camiseta Puma

Sorteio Garrafinha SMAM

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 171 outros seguidores

Siga o blog no Twitter!

Arquivos

Blog Stats

  • 1,118,484 hits
%d blogueiros gostam disto: