Beleza e Fitness

Coenzima Q10

Posted on: 26/04/2012

Oi meninas,

Em uma das minhas compras antigas na iHerb, recebi como amostra grátis um suplemento de Coenzima Q10 efervescente no sabor ‘Tropical Mango’. Na verdade foi uma bela de uma amostra grátis pois recebi o produto em seu tamanho normal, com 10 tabletes, e que normalmente na loja custa USD 7.95, ou seja, uns 15 reais!

Adoro vitaminas efervescentes, confesso que às vezes tomo vitamina C geladinha como se fosse um refrigerante  mesmo :) E adorei o sabor de manga desta! Mas não sabia quase nada sobre o suplemento, apesar de já ter visto essa CoQ10 na composição de alguns cremes pro corpo e pro rosto. Então fui pesquisar e compartilho aqui com vocês as informações que consegui em uma matéria da revista Muscle & Fitness Hers.

A Coenzima Q10, ou CoQ10, é uma enzima produzida naturalmente pelo corpo, concentrando-se principalmente no coração, fígado, rins e pâncreas. Ela é importante na produção de ATP (adenosina trifosfato) que é necessária para todas as funções do corpo humano, incluindo produção de energia, contração muscular e síntese protéica. Ela age também como antioxidante, combatendo os radicais livres que, segundo alguns cientistas, além do envelhecimento, levariam também a algumas doenças como o câncer. Outros possíveis benefícios da CoQ10 seriam a ajuda no tratamento da síndrome da fatiga crônica e melhoria da saúde da pele.

A boa notícia é que a CoQ10 pode ser encontrada em diversos alimentos: salmão, sardinha, atum, soja, amendoim, sementes de gergelim, pistache, nozes e avelãs possuem uma quantidade moderada a alta da enzima. Já frango, ovos, espinafre, brócolis e batata doce apresentam uma quantidade moderada.

Os níveis de CoQ10 acabam diminuindo em nosso corpo com o passar dos anos ou devido ao uso de alguns medicamentos, sendo recomendada a suplementação. Dependendo do país, ela só pode ser comercializada com receita. Não sei como é no Brasil mas, conhecendo a ANVISA, provavelmente aqui é necessário. Nos EUA ela é considerada um suplemento natural e comercializada livremente.

Para nós que treinamos, alguns estudos mostram uma diminuição na fatiga durante a prática de exercícios e recuperação mais rápida entre as séries. Como tenho tomado o suplemento aleatoriamente, não posso dizer quanto aos benefícios práticos. Mas gostei de aprender mais sobre ela e de saber que muitos dos alimentos que consumo possuem esse nutriente. Não vejo, portanto, a necessidade de suplementar agora.

E é isso! Sei que às vezes esses posts podem ficar meio chatos com tanta informação mas gosto de deixá-los pelo menos como referência pois em algum outro momento alguém pode procurar sobre o assunto.

Amanhã é 6ª feira, YES! :D

Beijos!

21 Respostas to "Coenzima Q10"

Tati,
Eu sou mega consumista de suplementos, já usei por 3 meses a co-enzima q10 com ALA( ácido alpha Lipóico), usei juntos pq dizia que um aumentaria a absorção do outro, não senti diferença em nada, nem pele, nem unha, nem cabelo. Vai ver eu não precisava dai meu organismo apenas excretou, e gastei dinheiro á toa.

Agora quanto a: diminuição na fadiga durante a prática de exercícios e recuperação mais rápida entre as séries, L-citrulina, vc sente a diferença já na primeira dose…

Bjux

Oi Yumi,
Tenho curiosidade quanto à L-citrulina, estou com vontade de experimentar.
Beijos!

adoro esses post mais informativos! gosto de saber infos técnicas de suplementos

Que bom, Renata! :) Obrigada, beijos!

Comprei essa vitamina na viagem para os EUA..na verdade minha pele está boa..unhas e cabelos idem…mas estou tomando tanta coisa que não sei dizer ao certo o efeito dela…mas Tati bora tomar que mal nao faz viu .) ótimo brinde!! beijoooooooooo

Verdade, Anna, às vezes a gente toma tanta coisa nova junta que nem sabe o que faz efeito ou não *rs* Beijos!

Adoro posts informativos!
Pelo que vc colocou, não vi tanta necessidade, já que nós já consumimos tantosss alimentos que contem CoQ10.

Tati, dá um palpite na minha dieta pra secar que coloquei lá no blog, qnd vc tiver um tempinho? =)

Bjs

Que bom que gosta, Gi :) Também acho que não temos tanta necessidade pois costumamos (ou pelo menos deveríamos) consumir os alimentos ricos nela. Estou devendo visita, vou passar lá sim! Beijos!

Adoro esse blog,obrigada Tati…bjim excelente fds

Obrigada, Jack, pra você também! Beijo!

Nossa adoro mesmo esse blog, é o melhor, pois é atualizado todos os dias e super fácil de mexer.. continue assim e terá muuuuitas leitoras!!!! ;)

Obrigada, Suzana! Fico feliz com o comentário :) Bjo!

Eu que agradeço por compartilhar tudo de saúde, pois estou começando agora nesse mundo fitness e tenho muito que aprender e te achei que boom ^^ te sigo até no twitter.. beijos

Comer sementes de abóbora com uvas passa sai mais barato kkkk

Não entendi :) Esses alimentos também tem CoQ10?

diminui a fadiga e aumenta a recuperação ‘-‘
sempre levo passas no treino ^-^

Ah, não sabia, Silvia :)

Tati querida, eu tomo CoenzimaQ10 para proteger o coração e a pele, meu médico indicou!
beijokas
Silvla
http://treinoebeleza.blogspot.com.br/

Verdade, também sobre esses benefícios ao coração. Beijos!

Adoro essas informações! Sempre super úteis!!;)

http://www.missaoemforma.blogspot.com

Que bom! :)

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